Saúde
Paciente recebe luva cirúrgica no lugar de bolsa de colostomia
Médico que realizou o procedimento foi desligado
Um homem de 35 anos passou por uma situação inusitada em uma clínica particular de Curitiba. João Carlos dos Santos, que precisava de um equipamento coletor enquanto se recuperava de uma cirurgia no rim, recebeu uma luva cirúrgica no lugar da bolsa de colostomia. A informação é do g1.
De acordo com o paciente, o médico informou que a estratégia se tratava de "medicina de guerra" porque a clínica estava sem a bolsa de colostomia no momento.
“O médico falou que era medicina de guerra e colocou uma luva improvisando o procedimento. Saí da clínica com aquela luva pendurada na barriga, vazando muito. Em casa eu não tinha controle. Fiquei encharcado de secreção... Minhas roupas e cobertores ficaram todos molhados", explicou.
João ressaltou que precisava colocar uma contenção porque o curativo havia parado de segurar o dreno por causa da quantidade de secreção. Primeiramente, o paciente não se incomodou de receber uma luva cirúrgica no local já que o procedimento era temporário, mas depois ele se sentiu constrangido.
“O médico queria ver a quantidade de secreção que estava saindo [...]. Como não tinha a bolsa de colostomia, ele improvisou e, no momento, eu até me achei bem acolhido, ele estava sendo simpático. Depois que caiu minha ficha. Pensei: ‘Cara, o que eu to fazendo com isso aqui?'", completou.
Depois de chegar em casa, o homem retirou a luva e colocou uma bolsa que uma amiga conseguiu em uma unidade em que trabalha.
Em nota à imprensa, o grupo NotreDame Intermédica, responsável pela clínica de Curitiba, lamentou o ocorrido e informou que o médico que fez o procedimento foi desligado. O pronunciamento ainda diz que o paciente foi acolhido e teve todas as demandas assistidas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!