Incrível!
'Pequeno Gênio': brasileiro de 7 anos de idade descobre asteroide
Morador do interior de SP participa de projeto com a NASA
A frase "o brasileiro precisa ser estudado pela NASA" nunca fez tanto sentido quanto neste sábado (10). O jovem talento, Arthur Ruiz, de apenas 7 anos de idade descobriu, em um projeto internacional de "pequenos gênios", um asteroide inédito que está na órbita de Marte e poderá, dentro de milhões de anos, passar próximo ou até bater na Terra.
O menino, que mora em Ourinhos, interior de São Paulo, faz parte da equipe "Theta Mensae" da Mensa Brasil, que faz parte do "Projeto Caça Asteroide", do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para jovens com habilidades excepcionais e superdotação intelectual.
Leia +: Sobe para 62 número de mortos do acidente aéreo em Vinhedo
O programa analisa imagens de telescópios cedidas pela NASA, a agência espacial dos EUA, e pelo "International Astronomical Search Collaboration" (IASC), um programa internacional que permite acesso de escolas à pesquisa de asteroides. Com isso, os "pequenos cientistas" podem fazer suas análises e elaborar relatórios e descobertas.
O grupo é composto por crianças brasileiras com "habilidades avançadas". O líder de cada equipe envia os relatórios para as agências internacionais, que irão analisar os dados em um período de três a cinco anos. E foi assim que a descoberta de Arthur ganhou repercussão.
Agora, a União Astronômica Internacional (IAU), entidade responsável pela escolha dos nomes de asteroides desde 1922, fará a análise dos nomes propostos. Arthur disse que gostaria que o asteroide levasse seu nome, por ter sido ele quem descobriu.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!