Decisão
Perto do Natal, Carrefour demite mais de 2 mil funcionários
'Parte de um movimento natural', explicou a marca
Às vésperas das celebrações de Natal, a rede de supermercados Carrefour anunciou a demissão de 2,2 mil funcionários, o que representa 1,5% do total de colaboradores do grupo, que conta com 130 mil trabalhadores, tanto diretos quanto indiretos. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo.
“As demissões fazem parte de um movimento natural no setor varejista e não impactam a operação de final de ano, nem o atendimento e os serviços aos clientes”, justificou o Carrefour, que também administra postos de gasolina e drogarias sob sua marca.
A decisão ocorre em um momento atípico, já que, tradicionalmente, o varejo costuma realizar contratações temporárias durante o período natalino. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), é esperado um aumento de 12% no consumo neste fim de ano, em comparação com o mesmo período de 2023.
Por outro lado, a empresa lembrou que, em outubro, abriu 6 mil vagas de emprego, que ainda estão sendo preenchidas em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal. As vagas abrangem diferentes cargos, como: padeiro, açougueiro, empacotador, frentista, repositor, operador de caixa, técnico de manutenção e operador de empilhadeira.
Recentemente, o Carrefour também esteve envolvido em uma crise diplomática entre França e Brasil, após a declaração do presidente global da rede, Alexandre Bompard, de que a empresa deixaria de comprar carne dos países do Mercosul em apoio aos agricultores franceses.
O posicionamento gerou um boicote por parte de frigoríficos brasileiros, mas a situação foi resolvida após um pedido de desculpas do CEO ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
"O Grupo Carrefour Brasil conta com mais de 130 mil colaboradores e, em outubro, 6 mil vagas foram abertas pela empresa. Qualquer processo de contratação ou demissão no setor de varejo, caracterizado por uma alta rotatividade, acontece cotidianamente, o que não afeta, em nenhum momento, as operações da companhia e o atendimento e serviços prestados aos nossos clientes", disse a empresa em nota enviada ao ENFOCO.
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