8 bilhões

Planeta Terra chega a 8 bilhões de habitantes

O relatório da ONU mostrou um aumento na expectativa de vida

A quantidade de idosos será maior que de crianças
A quantidade de idosos será maior que de crianças |  Foto: Reprodução
 

O mundo alcançou a marca de 8 bilhões de habitantes, de acordo com a estimativa feita pela Organização das Nações Unidas (ONU). O planeta Terra chega nesse patamar com uma certa tendência a diminuir o ritmo de crescimento e uma expansão da população idosa de todas as nações.

Segundo o relatório feito pela World Population Prospects 2022 da ONU, a expectativa de vida em 2019 era de 72,8 anos, representando cerca de nove anos no aumento desde 1990. Mesmo que em 2021 tenha batido 71,0 anos, devido a pandemia, a projeção feita é que até 2050, a média global chegue a 77,2 anos. Outra projeção feita para 2050 é que até lá, o mundo deve chegar a marca de 9,7 bilhões de pessoas. 

Além disso, em 2050, o mundo irá ficar mais velho, isso porque a quantidade de idoso acima dos 65 anos, será igual a quantidade de crianças com menos de 12 anos. A estimativa é de que 61 países diminuam ao menos 1% ou mais de sua população isso se deve aos baixos níveis de natalidade e às altas taxas de emigração. 

Oito países serão responsáveis pelo crescimento populacional, em sua grande maioria do continente africano: Congo, Egito, Etiópia, Nigéria, Tanzânia, assim como a Índia, Paquistão, Filipinas. Em 2023, é previsto que a Índia passe a China como o país mais populoso do mundo.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, comentou que o nascimento do oitavo bilionésimo habitante da Terra tem que ser celebrado, pois isso indica que os avanços na saúde estão funcionando e aumento na longevidade e também as taxas de mortalidade foram reduzidas. 

Daqui a 60 anos, o pico populacional da Terra, ficará próximo de 10,5 bilhões de pessoas, o plano é estabilizar nesse nível até o final deste século. 

No Brasil, um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2047 será o ano em que o Brasil alcançará o pico populacional, com mais ou menos 233 milhões de pessoas. Depois disso, a população do Brasil passará a diminuir devagar.

< Filha de Silvio Santos relembra sequestro em 2001: 'Autocontrole' Navio à deriva que colidiu com a Ponte Rio-Niterói tem tripulação <