Decisão

Porte de maconha para uso pessoal não será mais crime

Julgamento foi finalizado no STF nesta terça-feira (25)

A decisão tem sido amplamente discutida pelos setores públicos
A decisão tem sido amplamente discutida pelos setores públicos |  Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (25), por maioria de votos, descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal no Brasil. A decisão, que tem sido amplamente discutida pelos setores públicos, redefine a abordagem legal sobre o uso da substância no país.

A análise sobre a constitucionalidade de trechos da Lei de Drogas de 2006 foi retomada às 14h, e contou com votos decisivos dos ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia, que se somaram à maioria favorável à descriminalização. 

Um dos momentos marcantes do julgamento foi a manifestação do ministro Dias Toffoli, que apresentou uma interpretação diferente. Toffoli argumentou que a legislação atual já não permite a criminalização dos usuários pelo porte de drogas para consumo próprio, destacando que a mudança necessária seria na aplicação da lei, e não na criação de novos critérios de distinção entre usuários e traficantes.

< Paciente fica acordado durante transplante e vê órgão doado Mais de 20 ficam feridos em batida entre 2 ônibus, em SG; vídeo <