Educação

Prazo para inscrições do Encceja está perto do fim

As provas devem ocorrer dia 28 de agosto

As inscrições podem ser realizadas no portal do Encceja
As inscrições podem ser realizadas no portal do Encceja |  Foto: Karina Cruz
 

O prazo para as inscrições do no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2021 termina neste sábado (4). O exame é gratuito e as provas estão previstas para 28 de agosto. 

As inscrições podem ser realizadas no portal do Encceja. As provas correspondem à edição de 2021, que foi adiada devido à pandemia de Covid-19. O exame serve para certificar jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. 

Para receber certificação para o ensino fundamental os candidatos devem ter acima de 15 anos. Já para o ensino médio, é preciso ter mais de 18 anos.

Neste ano, quem faltou ao Encceja 2020 não precisa justificar a ausência para se inscrever na edição de 2021. A medida leva em conta que muitos inscritos se ausentaram em razão da pandemia.

Provas

O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha. Além de uma redação de até 30 linhas. O modelo é de texto dissertativo-argumentativo, o mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As provas para certificado do ensino fundamental são: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redaçãohistória e geografia;

No ensino médio, são provas de: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação;ciências humanas e suas tecnologias;

< Festa de milhões Restaurante de universidade é fechado por oferecer comida estragada <