Urgente

Presidente do Peru derruba Congresso e convoca novas eleições

Também foi decretado estado de emergência no país

Pronunciamento foi exibido na televisão
Pronunciamento foi exibido na televisão |  Foto: Reprodução
 

O presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou nesta quarta-feira (7) a dissolução do Congresso Nacional e a instituição de um 'governo de exceção', além de convocar novas eleições no país.

Alguns jornais peruanos já estão chamando a iniciativa de 'golpe de estado'. O pronunciamento de Castillo veio horas após uma terceira tentativa de impeachment. 

O presidente peruano declarou estado de emergência e instaurou toque de recolher no país. Em pronunciamento na televisão, ele decretou o "governo de exceção para restabelecer o estado de direito e a democracia".

Além disso, outras medidas também foram implementadas no país: elaboração de uma nova Constituição em até nove meses, governo temporário de exceção, toque de recolher entre 22h e 04h, no horário local, quem possuir armas ilegais deverão devolvê-la ao Estado, sob pena de prisão e reorganização do sistema de judicial, incluindo o Poder Judicial, o Ministério Público, a Junta Nacional de Justiça e o Tribunal Constitucional.

< Glória Maria é afastada da TV Globo para tratar de um câncer Roberto Jefferson é denunciado por tentativas de homicídio <