Investigação

Procurador que agrediu colega é suspenso e fica sem receber em SP

Demétrius Macedo ainda pode ser exonerado

  

O procurador Demétrius Oliveira Macedo, de 34 anos, que agrediu a colega de profissão Gabriela Samadello Monteiro de Barros na cidade de Registro em São Paulo, foi afastado de suas atividades e teve o salário suspenso pelo município. A decisão foi publicada no Diário Oficial da cidade nesta quarta-feira (22).

Demétrius ainda pode ser exonerado do cargo dependendo da decisão que o processo administrativo contra ele, aberto pela vítima. A princípio, o homem está suspenso por 30 dias sem receber seus vencimentos.

“É necessário seguir essa etapa e os trâmites legais para que a decisão seja tomada de maneira consistente”, disse a Prefeitura de Registro.

Leia+: Procuradora é agredida por colega de trabalho em SP; veja o vídeo

Após a agressão, Demétrius foi encaminhado para o 1º Distrito Policial, prestou depoimento e foi liberado. Segundo o delegado Fernando Carvalho Gregório para a TV Tribuna, o homem não foi preso porque não houve um flagrante do crime, que aconteceu nesta segunda-feira (20). Demétrius ainda teria revelado que sofria assédio moral no trabalho.

Eu entendi que não havia uma situação de flagrante, e sim um fato criminoso. É claro que deveria ser devidamente apurado. Por isso, fizemos o registro da ocorrência e tomamos todas as diligências cabíveis na ocasião. Fernando Gregório, Delegado
  

Relembre o caso

Gabriela ficou com o rosto ensanguentado.
Gabriela ficou com o rosto ensanguentado. |  Foto: Arquivo Pessoal
  

A agressão aconteceu nesta segunda-feira (20). Em um vídeo divulgado nas redes sociais, a procuradora-geral de Registro, Gabriela de Barros, foi filmada recebendo socos e pontapés desferidos por Demétrius. O homem ainda a xingou diversas vezes. Ele também empurra uma outra mulher que o segurava.

“Eu estava saindo da repartição quando ele veio em direção a mim de forma violenta e me desferiu uma cotovelada. Fui arremessada contra a parede. E ele começou a bater muito em mim, desferir muitos golpes. Socos e pontapés. Chutou muito o meu rosto", contou Gabriela para a TV Tribuna.

De acordo com a vítima, a agressão foi motivada porque Gabriela abriu um processo administrativo contra Demétrius por conta de sua postura no ambiente de trabalho, inclusive com outra mulher do setor.

Foi exposta a minha dignidade. Como mulher, fui desrespeitada, assim como servidora pública. Enfim, foi um desrespeito global da minha personalidade como mulher. Gabriela de Barros, Procuradora-geral
  

A Prefeitura de Registro emitiu uma nota repudiando toda a ação do funcionário. Segundo o órgão, existe um compromisso com o enfrentamento a violência, especialmente aquelas relacionadas às mulheres. 

"Reafirmamos nosso compromisso com a prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência, principalmente aquelas que vitimizam mulheres. Os servidores da Procuradoria-Geral Municipal e da Secretaria de Negócios Jurídicos receberão todo apoio necessário, inclusive acompanhamento psicológico", disse em nota.

A Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), através do Tribunal de Ética e Disciplina (TED),  instaurou um ofício de representação contra o acusado. Demétrius será suspenso preventivamente da atuação como advogado e terá que prestar depoimento sobre os fatos para o Tribunal. 

< Terceira etapa da Taça Brasil de Futevôlei chega a Niterói em julho 40% das pessoas LGBTQIAP+ já sofreram discriminação no trabalho <