Agressão

Procuradora é agredida por colega de trabalho em SP; veja o vídeo

Gabriela Barros já havia aberto um processo contra o homem

  

A procuradora-geral Gabriela Samadello Monteiro Barros, de 39 anos, que trabalha na cidade de Registro, em São Paulo, foi agredida na tarde desta segunda-feira (20) por um colega de profissão dentro da Prefeitura do município. A mulher ficou com o rosto todo ensanguentado.

A ação foi filmada por uma outra mulher e publicada nas redes sociais. O agressor é o procurador Demétrius Oliveira Macedo, de 34 anos. Na gravação, o homem desfere socos e pontapés em Gabriela, além de xingá-la. Ele também empurra uma outra mulher que o segurava.

“Eu estava saindo da repartição quando ele veio em direção a mim de forma violenta e me desferiu uma cotovelada. Fui arremessada contra a parede. E ele começou a bater muito em mim, desferir muitos golpes. Socos e pontapés. Chutou muito o meu rosto", disse Gabriela para a TV Tribuna.

De acordo com a vítima, a agressão foi motivada porque Gabriela abriu um processo administrativo contra Demétrius por conta de sua postura no ambiente de trabalho, inclusive com outra mulher do setor.

Foi exposta a minha dignidade. Como mulher, fui desrespeitada, assim como servidora pública. Enfim, foi um desrespeito global da minha personalidade como mulher. Gabriela Barros, Procuradora-geral
  

Gabriela registrou o caso no 1º Distrito Policial do município. Em seu depoimento, a procuradora relatou que tinha medo de trabalhar com o homem no mesmo ambiente por causa de comportamentos suspeitos e grosseiros.

Ela então enviou um memorando para a Secretaria Administrativa. O procedimento foi publicado nesta segunda-feira (20) em Diário Oficial, o que Gabriela acredita que motivou a agressão.

O homem foi conduzido à delegacia, ouvido, mas liberado na sequência.

Repúdio

Gabriela ficou com o rosto ensanguentado.
Gabriela ficou com o rosto ensanguentado. |  Foto: Arquivo Pessoal
  

A Prefeitura de Registro emitiu uma nota repudiando a agressão de seu funcionário. O órgão ainda comunicou que Demétrius foi suspenso e que não irá receber seu salário.

"A administração municipal está tomando as providências necessárias e já determinou, de imediato, que o agressor seja suspenso, nos termos do art. 179, c/c inc. III do art. 180, ambos da Lei Complementar nº 034/2008 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Registro, com prejuízo de seus vencimentos, a partir de 21 de junho".

Segundo a Prefeitura, existe um compromisso com o enfrentamento a violência, especialmente aquelas relacionadas às mulheres. 

"Reafirmamos nosso compromisso com a prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência, principalmente aquelas que vitimizam mulheres. Os servidores da Procuradoria-Geral Municipal e da Secretaria de Negócios Jurídicos receberão todo apoio necessário, inclusive acompanhamento psicológico".

< Com infecção, Roberto Dinamite é internado no Rio capa do dia 220622 <