Logo Enfoco


    Educação

    Projeto oferece curso gratuito de biologia marinha

    Aulas vão acontecer de 16 a 20 de maio

    Publicado 03/05/2022 às 16:18 | Atualizado em 03/05/2022 às 19:49 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Inscrições terminam nesta terça-feira (3)
    Inscrições terminam nesta terça-feira (3) |  Foto: Divulgação

    O Projeto UÇÁ, iniciativa da ONG Guardiões do Mar, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, oferece curso on-line de Introdução à Biologia Marinha. A iniciativa tem como proposta orientar sobre os ecossistemas costeiros e disseminar conceitos e boas práticas ambientais. Todos os interessados, com mais de 15 anos de idade, podem se inscrever. As aulas ocorrerão entre os dias 16 e 20 de maio, na plataforma Google Classroom. As incrições terminal nesta terça-feira (3). 

    O curso terá carga horária de 20 horas e será dividido em quatro módulos. Serão abordadas as principais características dos ecossistemas marinhos e costeiros, fauna e flora, entre outros aspectos.

    "As aulas são indicadas a todos que se interessem e queiram aprender mais sobre o assunto", destaca a coordenadora de pesquisa do Projeto UÇÁ, Janaína Oliveira. 

    Outra finalidade da iniciativa é formar disseminadores de boas práticas ambientais, conforme explica o presidente da ONG Guardiões do Mar e coordenador do Projeto UÇÁ, Pedro Belga: "O lixo é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores problemas da humanidade. Entender a dinâmica dos ambientes costeiros e como ela é afetada pela nossa falta de educação é nosso maior desafio e também nosso grande objetivo. Por isso, o curso vai além da simples transferência de informação. Queremos que o maior número possível de pessoas possam, a partir dele, reavaliar seus hábitos, tornando-se agentes multiplicadores".  

    As inscrições são gratuitas e os interessados podem se inscrever até esta terça-feira (3), por meio deste link. O curso é livre para todos os públicos, com mais de 15 anos, e terá certificado de participação.

    Conteúdo

    Módulos 1: Introdução-Formação dos oceanos

    -Fatores bióticos e abióticos: correntes e Marés

    -Produtividade marinha e cadeia alimentar 

    Módulo 2: A vida no mar-Plâncton

    -Bentos

    -Nécton 

    Módulo 3: Ecossistemas marinhos-Praia arenosa 

    -Costão rochoso

    -Recifes de corais 

    Módulo 4: Ecossistemas costeiros-Manguezal

    -Estuário

    -Restinga

    Sobre o Projeto UÇÁ

    Desde 1998, a ONG Guardiões do Mar atua como incubadora de projetos e ações socioambientais que produzem conhecimento científico e mobilizam lideranças comunitárias e de povos tradicionais para a conservação de manguezais e combate ao lixo nos ecossistemas costeiros. É a realizadora do Projeto UÇÁ, com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental, iniciativa que mais retirou resíduos sólidos no recôncavo da Guanabara na última década: retirou 44 toneladas de lixo de 36 hectares deste ecossistema através da Operação LimpaOca, restaurou 182 mil metros quadrados de florestas de mangue na APA de Guapi-Mirim e plantou mais de 64 mil árvores das três espécies de mangue.

    Pioneira em educação ambiental inclusiva, foi vencedora do Prêmio Hugo Werneck (2017) e do Prêmio Firjan Ambiental (2020). Integra a Rede Águas da Guanabara – REDAGUA, a Rede Nacional de Manguezais – RENAMAN, participa da Rede Manguezais Litoral Norte de SP e do Movimento Viva Água – Baía de Guanabara. Para o triênio 21/24, atua em ações integradas com realização de serviços ecossistêmicos, educação ambiental e pesquisa em seis municípios que fazem parte da região hidrográfica da Baía de Guanabara. Mais informações em facebook.com/projetouca/ e no Instagram @projetouca. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Racismo no metrô: passageira diz à outra que cabelo 'poderia transmitir doença'

    Próximo artigo
    >

    'Cara muito tranquilo', diz amigo em enterro de guarda em São Gonçalo

    Relacionados em Brasil & Mundo