Serviço Militar
Quer ingressar na Marinha? Novo processo seletivo aberto com centenas de vagas
Oportunidades para quem tem até 41 anos de idade

A Marinha do Brasil anunciou no último dia 7 a abertura de um novo concurso, dessa vez, com mais de 500 vagas para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais Temporários (SMV-OF-RM2). O edital oferece oportunidades em todo o país para profissionais com nível superior em diversas áreas de formação.
As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 8 de janeiro de 2026, com taxa de R$ 140,00, as candidaturas deve ser feitas exclusivamente pela internet. Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e pertencentes a famílias de baixa renda poderão solicitar isenção da taxa até esta quarta-feira (12).
Clique aqui para fazer a inscrição
Os aprovados ingressarão na Marinha como Guarda-Marinha e, após seis meses de formação, poderão ser promovidos a Segundo-Tenente. A remuneração inicial bruta ultrapassa R$ 9 mil, além de benefícios como assistência médica, odontológica, psicológica, social e religiosa.
Áreas disponíveis
Há vagas para profissionais de Administração, Direito, Comunicação Social, Psicologia, Ciências Contábeis, Serviço Social, Informática, Pedagogia, Letras, História, Matemática, Estatística, Educação Física, Filosofia, Sociologia, Geografia, Oceanografia, Teologia Católica e outras formações.
O edital também contempla engenheiros de diversas especialidades: Civil, Ambiental, Elétrica, Mecânica, Naval, de Produção, Telecomunicações, entre outras, além de Arquitetura e Urbanismo.
Na área da saúde, há oportunidades para médicos, dentistas, farmacêuticos, veterinários, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.
Pré-requisitos
Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter entre 18 e 41 anos até a data da incorporação, possuir nível superior na área de atuação e registro no respectivo conselho profissional.
Etapas da seleção
O processo seletivo será composto por seis fases:
- Prova objetiva;
- Prova de títulos;
- Verificação documental e biográfica;
- Inspeção de saúde;
- Teste de aptidão física (TAF);
- Designação à incorporação.
O curso de formação tem previsão para começar no dia 10 de agosto de 2026. Após a formação, o militar poderá atuar em Organizações Militares da Marinha na unidade federativa correspondente à vaga.
A prova objetiva ocorrerá em 22 de fevereiro de 2026, com duração de três horas. Para a maioria das áreas, o exame terá 40 questões de Língua Portuguesa. Já os candidatos da área médica responderão a 50 questões específicas sobre urgência e emergência, inclusive em locais remotos.
O vínculo é temporário, com duração de até oito anos, podendo o oficial chegar ao posto de Capitão-Tenente, conforme necessidade da Força e interesse do militar.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




