Doença

Rafa Kalimann contrai malária em Moçambique e volta ao Brasil

A ex-BBB estava em um trabalho humanitário

Rafa Kalimann contrai malária e antecipa volta ao Brasil
Rafa Kalimann contrai malária e antecipa volta ao Brasil |  Foto: Redes Sociais
  

A influenciadora Rafa Kalimann, de 29 anos, contraiu malária durante uma viagem humanitária em Moçambique, e antecipou seu retorno ao Brasil. 

A informação foi confirmada por uma pessoa próxima à Rafa, para a revista Quem. 

Leia+: Rafa Kalimann conhece criança que recebeu nome dela em Moçambique

ㅤㅤ

De acordo com a fonte, Rafa se queixou de náuseas, mas passa bem. Ela foi medicada em Moçambique e dará continuidade ao tratamento no Brasil.

Na manhã desta terça-feira (12), a influenciadora usou seus stories para compartilhar um momento com os colegas de viagem dentro do carro, enquanto ao fundo tocava uma música que dizia: "Hoje sou feliz por estar vivo".

A apresentadora vinha compartilhando sua rotina durante trabalho humanitário da ONG Missão África, em Lamengo, Moçambique. No último domingo (10), a ex-BBB compartilhou uma foto do momento em que conheceu a criança que recebeu seu nome como forma de homenagem.

"Não consegui segurar a minha emoção. Não só pelo nome, mas por ver nisso o resultado da sementinha que estamos plantando nesses anos. A Rafa nasceu depois da última vez que vim e assim como ela a comunidade de Lamego está desenvolvendo forte e com um olhar pra esperança, o que nos alimenta também. Vê-la me deu mais ânimo e disposição para continuar persistindo nesse trabalho", escreveu Kalimann.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rafa Kalimann (@rafakalimann)

Doença

Segundo o Ministério da Saúde, a malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego.

A malária também é conhecida como impaludismo, paludismo, febre palustre, febre intermitente, febre terçã benigna, febre terçã maligna, além de nomes populares como maleita, sezão, tremedeira, batedeira ou febre.

A malária não é uma doença contagiosa, ou seja, uma pessoa doente não é capaz de transmitir a doença diretamente a outra pessoa, é necessária a participação de um vetor, que no caso é a fêmea do mosquito Anopheles (mosquito-prego), infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário.

Estes mosquitos são mais abundantes nos horários crepusculares, ao entardecer e ao amanhecer. Todavia, são encontrados picando durante todo o período noturno, porém em menor quantidade.

< Liberado! Anvisa revoga recolhimento do medicamento losartana Cratera exposta causa acidentes e prejuízos a moradores de Niterói <