Direitos autorais

Rapper processa Orochi por 'roubo' de letra de música

Artistas escreveram 'Acende o isqueiro' juntos em 2018

Processo de Gabriel Medeiros contra Orochi já está na Justiça há dois anos
Processo de Gabriel Medeiros contra Orochi já está na Justiça há dois anos |  Foto: Reprodução/Instagram/Arquivo Pessoal

O rapper paulista Gabriel Medeiros denuncia o rapper carioca Orochi de ter roubado a música “Acende o Isqueiro”, que ambos terem escrito juntos em 2018. Segundo Medeiros, ele conheceu Orochi durante uma visita do carioca à produtora “RW Produtora”, em São Paulo, a convite do diretor artístico Charles New.

De acordo com Medeiros, a produtora foi responsável por custear a ida de Orochi para São Paulo, e lá os dois se deram bem de primeira, pois eram os únicos da pegada rap/trapper.

E, em dado momento, durante uma confraternização, Medeiros e Orochi entraram no estúdio e começaram a compor a música em questão, junto com os MCs Fioti e Lil. Eles não tinham versos na canção, mas estavam presentes na composição, segundo Medeiros. 

Gabriel e Orochi teriam chegado a gravar suas partes na música, mas não lançaram nada. Quando o carioca retornou ao Rio alegando ter que resolver pendências, a música teria caído no esquecimento, mesmo quando Medeiros teria insistido para a produtora para que fosse lançada, pois acreditava que seria um “estouro”.

Música chegou a ser divulgada nas redes sociais
Música chegou a ser divulgada nas redes sociais |  Foto: Arquivo Pessoal

“A música ficou parada durante um ano, mas em 22 de abril de 2018, dia do meu aniversário, eu decidi soltar a música. Cheguei a mandar mensagem para o Orochi, informando que lançaria uma prévia e ainda avisei os produtores. Lancei no meu canal do YouTube, que na época tinha 300 inscritos mas viralizou muito rápido”, contou Medeiros informando que à época deu crédito ao Orochi. 

Após uma semana do lançamento da música na plataforma digital, Medeiros recebeu uma mensagem de um fã, parabenizando pelo lançamento e pela gravação do clipe. No entanto, Gabriel não estava gravando nenhum clipe. Foi quando ele descobriu que Orochi lançou sem ele a música quase que integralmente do que tinham gravado juntos (Orochi mudou apenas alguns trechos da composição). 

“Ele [Orochi], retirou minha parte da música, gravou uma outra parte por cima e lançou sozinho. Eu cheguei a entrar em contato com ele, oferecendo retirar a música do ar, que apagaria do meu canal, perguntando se ele queria a música apenas para ele porque eu não tinha entendido que ele estava agindo de maldade. Mas ele só visualizou e não me respondeu”, contou Gabriel.

Devido à falta de resposta, ele percebeu que o rapper não estava querendo responder. Gabriel então lançou uma diss-track (uma canção que tem o propósito de atacar um grupo ou um artista).

Depois da grande repercussão desta faixa, Orochi entrou em contato com Medeiros e ofereceu para ele uma remix da música “Acende o Isqueiro”, na qual ele (Gabriel) teria 100% dos direitos, além de conter um feat com o MC Cabelinho, no entanto, devido à pandemia, o assunto não foi para frente e quando tudo se normalizou, Orochi não respondeu mais a Medeiros.

O rapper paulista, então, processou Orochi, cuja ação já corre há cerca de dois anos mas ele enfrenta dificuldade para seguir com o processo, pois alega que estão escondendo o DJ do Orochi, o último que deve ser notificado, já que toda a equipe dele entrou no processo porque tinha sido creditada na canção.

Em contato com os advogados que representam Medeiros, Cassiano Ricardo Durval, Jonathas Ribeiro dos Santos e Ricardo Bockorny, eles informaram que foram procurados pelo músico alegando ter sofrido plágio na composição, “Apaga a luz, acende o isqueiro", criada em parceria com o Orochi. Todas as informações e provas apresentadas por Gabriel Medeiros foram anexadas aos autos, a fim de confirmar as suas alegações. 

Ainda segundo os advogados, são inúmeras as conversas entre o cliente e Orochi, através do aplicativo Instagram, comemorando a criação da música. Inclusive, no momento da criação, todos os atos foram publicados no Instagram (stories) e compartilhados pelos envolvidos na criação da música.

“Nosso cliente não ganhou nada até a presente data com a composição criada em conjunto com o rapper Orochi, buscou contato com a parte, no intuito de resolver de forma amigável, mas sem êxito. Não teve alternativa a não ser buscar o amparo do Estado, por meio da Justiça”, diz a nota enviada pelos advogados.

Procurada, a MainStreet Records, empresa que gerencia a carreira do rapper Orochi, respondeu apenas com um emoji de risada.

Empresa respondeu com ironia sobre o caso
Empresa respondeu com ironia sobre o caso |  Foto: Arquivo Pessoal

< Suspensa multa milionária para empresa da espuma no Rio Guandu Borracheiro é morto a tiros após confusão em oficina; veja vídeo <