Brasil & Mundo

Revisitando a Literatura Fluminense

Nesta terça-feira (21), às 14h30, acontece com entrada gratuita a abertura da exposição do projeto “Revisitando a Literatura Fluminense” no Memorial Roberto Silveira.

A exposição é um dos destaques da programação cultural do aniversário de 444 anos de Niterói e homenageia o autor niteroiense Lili Leitão e a Roda Literária do Café Paris.

Também estão programadas palestras, performance poética dos sonetos humorísticos do autor, além de uma reconstrução cenográfica do Café Paris.

O Café Paris funcionava em frente à estação das barcas, onde hoje está a Avenida Amaral Peixoto. O espaço abriu as portas no final do século XIX e se manteve em atividade até os anos 30, quando um incêndio atingiu o casarão. Algum tempo depois, foi demolido definitivamente para a construção da via.

Luiz Gondim Leitão ficou conhecido como Lili Leitão, e foi um poeta e autor niteroiense nascido em 1890. Publicou sonetos humorísticos sob o pseudônimo de Bacorinho. E também escreveu poemas eróticos.

O Memorial Roberto Silveira é um complexo cultural que faz parte do Caminho Niemeyer que fica no Centro de Niterói, próximo do terminal.

< A Vida Como Ela É Orquestra Aprendiz no Municipal <