Alarmante
Risco mundial: vírus mortais somem de laboratório
No total, 323 frascos desapareceram
Mais de 300 frascos contendo vírus letais desapareceram de um laboratório de alta segurança em Queensland, Austrália, nesta segunda-feira (9), gerando preocupações imediatas à população e o início de uma investigação oficial.
O Laboratório de Virologia em Saúde Pública informou sobre o desaparecimento de frascos com o vírus Hendra, o vírus da raiva (Lyssavirus) e o Hantavírus, levantando questionamentos sobre os protocolos de segurança adotados pela instituição.
O vírus Hendra, que afeta principalmente os cavalos, representa um risco considerável, embora sua transmissão para seres humanos seja incomum. Segundo o Departamento de Agricultura, Pesca e Florestas da Austrália, o vírus tem causado efeitos devastadores nos poucos casos humanos registrados.
“Um pequeno número de pessoas foi infectado pelo vírus, a partir de cavalos infectados. Tragicamente, 4 das 7 pessoas que foram infectadas morreram. Cinco dessas pessoas eram profissionais de saúde veterinária”, informou o departamento.
Apesar dos números alarmantes, o Diretor de Saúde de Queensland, Dr. John Gerrard, tentou tranquilizar a população. “É difícil conceber um cenário em que o público pudesse estar em risco”, afirmou ele, explicando que os vírus precisam de condições específicas de armazenamento para permanecerem viáveis. “É importante observar que amostras de vírus se degradam muito rapidamente fora de um freezer de baixa temperatura e se tornam não infecciosas", disse.
O departamento de saúde já adotou medidas iniciais para enfrentar a situação. Foi aberta uma investigação para analisar minuciosamente o incidente e revisar as práticas atuais do laboratório.
O governo acredita que, em vez de terem sido extraviadas ou furtadas, as amostras possam ter sido destruídas de maneira adequada, mas sem a devida documentação. Esse episódio ressaltou a necessidade de medidas rigorosas de biossegurança e de uma documentação precisa no manejo de patógenos perigosos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!