Definidas
Copa do Mundo: Fifa divulga sedes de 2030 e 2034
Anúncio foi feito durante congresso da entidade esportiva
A Fifa anunciou, nesta quarta-feira (11), as sedes das próximas edições da Copa do Mundo, definindo os destinos para 2030 e 2034. O anúncio foi feito durante o Congresso Extraordinário da Fifa, realizado de maneira virtual, onde todas as candidaturas foram aprovadas após inspeções técnicas.
A edição de 2030 será histórica, com a participação de três continentes: Espanha, Portugal, representando a Europa, e Marrocos, como sede africana. Além disso, a América do Sul receberá partidas no Uruguai, Argentina e Paraguai, como parte das celebrações pelos cem anos do primeiro Mundial.
Já a Arábia Saudita será a anfitriã do Mundial de 2034, tornando-se a única candidata a sediar o torneio. Sem concorrentes, a confirmação das sedes foi ratificada pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Celebração global em 2030
Durante o evento, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, destacou a importância histórica da decisão.
"Hoje é um dia histórico para o futebol", disse ele, lembrando a vitória do Uruguai no Estádio Centenário, palco da final do primeiro Mundial. Domínguez, que estava acompanhado dos presidentes das federações de Uruguai, Argentina e Paraguai, afirmou que a Copa de 2030 será uma oportunidade de mostrar ao mundo como o futebol une continentes.
"Podemos mostrar ao mundo, como disse o presidente Infantino, que o futebol nos une. Estamos fazendo história ao unir três continentes por uma paixão", completou.
Para a edição de 2030, o Estádio Centenário, em Montevidéu, será o palco do primeiro jogo da Copa. O Monumental, na Argentina, também sediará jogos importantes, enquanto o Paraguai indicou um novo estádio, que está em construção e será nomeado em homenagem a Osvaldo Domínguez Dibb, pai de Alejandro Domínguez e falecido este ano.
Mundial de 2034
A Arábia Saudita, única candidata para sediar a Copa de 2034, já teve sua proposta aprovada pela Fifa. O país apresentará jogos em 15 estádios localizados em cinco cidades: Neom, Jidá, Abha, Riade e Al Khobar. A grande atração será o Estádio King Salman, em Riade, que receberá tanto o jogo de abertura quanto a final da competição.
Uma das cidades mais futurísticas que entrará no mapa da Copa de 2034 é Neom, uma megacidade que está sendo desenvolvida no Noroeste do país, às margens do Mar Vermelho. Baseada em energia renovável e com soluções de transporte sustentável, Neom promete ser um modelo de modernidade para o futuro.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!