Tecnologia

Saiba como utilizar as novas funções do Instagram

Plataforma pretende facilitar a interação entre usuários

Rede social lançou diferentes funções neste ano.
Rede social lançou diferentes funções neste ano. |  Foto: Reprodução
 

A rede social Instagram vem lançando diversos mecanismos para atrair o seu público e trazer mais interação entre os usuários da plataforma desde o começo do ano. O aplicativo oferece diferentes estratégias de gerenciamento de conteúdo.

No entanto, algumas funções ainda são desconhecidas. O Instagram possibilita a mudança da ordem do feed, envio de músicas, legenda nos vídeos, entre outras opções, com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários. Veja como utilizar alguma novas funcionalidades:

Envio de músicas 

Os usuários podem compartilhar trechos de músicas pelo Direct.
Os usuários podem compartilhar trechos de músicas pelo Direct. |  Foto: Divulgação
 

O usuário da plataforma, desde o dia 31 de março, já pode enviar um trecho de uma música através das mensagens privadas, também conhecida como Direct. 

O indivíduo pode copiar o link de uma música através de um serviço de streaming e compartilhar um trecho de 30 segundos. A plataforma irá mostrar a capa do álbum e a faixa em que foi lançada.

O recurso pode ser realizado através do aplicativo Apple Music e Amazon Music. Para o Spotify, a plataforma informou que terá integração em breve.

Basta entrar no aplicativo de música e copiar o link da canção que deseja compartilhar. No Direct, basta colar o link e os usuários poderão escutar um trecho da canção.

Mudança no feed

A rede social também permite que o usuário defina a ordem com que as postagens aparecem no feed. A pessoa pode optar por manter a ordem atual definida por algoritmo ou escolher as postagens mais recentes.

A função fica disponível quando o usuário toca na logo do Instagram dentro do aplicativo. Lá, há três opções: Página Inicial, que é a definida por algoritmos; Seguindo, que são as postagens em ordem cronológica; e Favoritos, uma lista feita pelo próprio usuário. 

Essa funcionalidade começou a ser liberada em 23 de março e pretende atingir todas as contas de forma gradual. 

Legendas em vídeos

Função permite uma melhor acessibilidade aos usuários.
Função permite uma melhor acessibilidade aos usuários. |  Foto: Divulgação
 

Segundo a rede social, o objetivo dessa função é ajudar as pessoas com deficiência auditiva a poder entender o que está sendo dito nos vídeos. Usuários que também não podem ouvir por causa de ruídos externos também serão ajudados.

As legendas são criadas por uma inteligência artificial para facilitar a experiência do indivíduo e propagar a acessibilidade. 

Para utilizar, a pessoa deve selecionar um vídeo para ser compartilhado, clicar em "configurações avançadas", entrar na aba de acessibilidade e colocar a opção de exibir legendas. Após esse caminho, basta compartilhar o vídeo. 

Rapidez no compartilhamento

O Instagram começou em fevereiro a fornecer uma maneira de enviar vídeos e imagens rapidamente aos quatro usuários que a pessoa mais interage.

Para isso, o indivíduo deve escolher uma postagem e segurar o ícone de envio. Com isso, os usuários recém interagidos irão aparecer e facilitar o seu compartilhamento.

Mensagem silenciosa

Funcionalidade seria para não incomodar quem recebe a mensagem.
Funcionalidade seria para não incomodar quem recebe a mensagem. |  Foto: Reprodução
 

A rede social oferece um recurso para enviar mensagens privadas de forma silenciosa. O objetivo é permitir que os usuários possam conversar em horários incomuns sem incomodar.

Para isso, basta abrir o direct, escrever "@Silencioso" e digitar sua mensagem. Quem for receber a mensagem, não irá ver uma notificação sobre.

Enquete

Quando criar um bate-papo em grupo dentro do Direct, o usuário poderá realizar uma enquete e aguardar a votação dos presentes.

Para isso, basta iniciar uma conversa em grupo, tocar no ícone de "figurinha" e selecionar a opção "enquete". 

A partir dessa função, o criador pode escolher a sua pergunta e as suas opções de respostas.

Limitar mensagens

Caso desejar, o indivíduo poderá limitar todos os comentários e mensagens que recebe dentro de uma postagem. 

Para isso, a pessoa pode abrir o seu perfil no Instagram, tocar no ícone no canto superior direito, entrar em "Configurações" e clicar em "Privacidade". Nesta aba, o usuário pode clicar em "Comentários e depois em "Controle de comentários". Assim, o indivíduo escolhe o que deseja bloquear.

< Linn e Maria curtem noite juntas em São Paulo em clima de romance Abraçar alivia o estresse, acolhe e fortalece vínculos <