Luto
Sobrevivente de bomba de Hiroshima morre aos 100 anos em SP
Homem veio morar no Brasil na década de 1950
O japonês Takashi Morita, que sobreviveu à explosão da bomba atômica na cidade de Hiroshima, em seu país natal, morreu aos 100 anos de idade, nesta terça-feira (13), em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo. O comerciante, que participou da Segunda Guerra Mundial, reside no Brasil desde a década de 1950.
Nas redes sociais, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Santo Amaro, que leva o nome de Takashi desde 2019, fez uma publicação confirmando seu falecimento e lamentando sua morte. Seu corpo foi sepultado também nesta terça, no Cemitério Congonhas.
Leia +: Voepass volta a operar na rota aérea após acidente em Vinhedo
Takashi chegou ao estado de São Paulo no ano de 1956 e ficou conhecido como um "hibakusha", termo dado aos sobreviventes do ataque atômico em Hiroshima. Na data da explosão, ele tinha 21 anos de idade e era soldado da polícia japonesa.
A bomba "Little Boy", que foi lançada pelo avião cargueiro americano "Enola Gay" na manhã de 6 agosto de 1945, explodiu a aproximadamente 1 km de sua casa, mas Takashi viveu no local por mais 12 anos depois do desastre. Ele ainda foi diagnosticado com leucemia duas vezes, mas foi tratado.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!