Operação
Suplementos irregulares são proibidos pela Anvisa; veja lista
Produtos à base de whey protein também estão entre os suspensos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a retirada de circulação de diferentes suplementos alimentares após identificar fabricação clandestina, falsificação de rótulos e uso de ingredientes sem avaliação de segurança. Entre os produtos proibidos estão cápsulas de cúrcuma, extrato de chá verde e whey protein.
De acordo com a agência, a Verde Flora Produtos Naturais Ltda. foi responsável pela produção irregular dos suplementos Cúrcuma Cápsulas 500mg, Chá Verde (Extrato Seco de Camellia Sinensis) e Centella Asiática. A comercialização, distribuição, importação, fabricação e propaganda dos itens foram suspensas. Em agosto, um galpão da empresa em Itapemirim (ES) já havia sido interditado em operação conjunta da Anvisa com a Vigilância Sanitária local.
Além disso, cinco suplementos de origem não identificada também foram alvo da fiscalização, após ação da Vigilância em Saúde de Americana (SP) e da Polícia Civil paulista. Foram suspensos todos os lotes de Creatine Powder 100% Pure (1kg), Whey Gourmet (900g) e Nitro Way 3W (1,8kg). Segundo a Anvisa, os rótulos apresentavam informações falsas sobre os fabricantes, caracterizando fraude.
Outros dois suplementos também tiveram a venda interrompida. O Feno Grego Prevent, da Suplemais Indústria de Suplementos Nutricionais Ltda., não cumpria requisitos que garantem identidade e pureza da substância declarada. Já o DHT Blocker Fotisolution 5X, da Capsul Brasil, foi produzido em versões spray e líquida sublingual com ingredientes não avaliados pela agência. O uso, portanto, não possui comprovação de segurança.
A Anvisa determinou que todos os lotes dos produtos mencionados sejam retirados do mercado imediatamente.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!