Investigação

Suspeito de atirar em político japonês utilizou arma caseira

Shinzo Abe estava discursando no momento do crime

Shinzo Abe foi morto nesta sexta-feira (8), em horário do Japão.
Shinzo Abe foi morto nesta sexta-feira (8), em horário do Japão. |  Foto: Divulgação Kremlin
  

O homem suspeito de matar o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe nesta sexta-feira (8), durante um discurso na cidade de Nara, no Japão, foi preso em flagrante com uma arma, de fabricação caseira, em suas mãos.

O ataque aconteceu por volta de 11h30 no horário local, o que corresponde a 23h30 desta quinta-feira (7), no horário de Brasília. Abe ficou com dois ferimentos: um profundo no lado direito do pescoço e outro na parede do coração.

Leia+: Shinzo Abe, ex-premiê japonês, morre após ser baleado em comício

De acordo com a televisão japonesa NHK, ele foi levado a um hospital, mas não resistiu. A polícia deteve o suspeito do ataque, identificado como Tetsuya Yamagami, com cerca de 40 anos. 

Shinzo ocupou o cargo de premiê em duas oportunidades. A primeira entre 2006 e 2007 e a segunda entre 2012 e 2016. Ele tem 67 anos. No momento de sua morte, Shinzo Abe declarava apoio a Kei Sato, um membro da câmara alto do Parlamento para o Senado japonês. 

< Moradores de Niterói relatam transtornos no 3º dia seguido sem luz Linhagens da Ômicron avançam e favorecem reinfecções, diz Fiocruz <