Problema
Moradores de Niterói relatam transtornos no 3º dia seguido sem luz
Segundo relatos, Enel não soluciona o problema
Ficar sem energia elétrica em casa o dia todo já causa um grande transtorno, agora imagine três dias seguidos. Isso é o que está acontecendo com moradores da Rua Daniel Torres, bairro Engenhoca, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. O caso teve início na quarta-feira (6) e persistia até o início da tarde desta sexta-feira (8).
Os denunciantes afirmam que todas as vezes que tentam entrar em contato com a Enel, companhia responsável pela distribuição de energia, um prazo para o conserto é estabelecido. Acontece que, segundo eles, quando o horário estoura, a empresa oferece um novo período de tempo.
"Dia 6 começou a faltar luz, por volta das 7h20 da manhã, e a gente começou a ligar para a Enel. Eles passam um protocolo, falam que vão enviar uma equipe e não vem ninguém. Passa o prazo, a gente liga de novo, eles geram outro protocolo, dão mais um prazo, normalmente de quatro horas a mais, passa o prazo e a equipe não vem", reclamou a biomédica Karina Pestana, de 33 anos.
As limitações dentro de casa vão desde a geladeira desligada até o cesto de roupa suja lotado. Karina disse que a mãe dela está recém operada, mas por conta do cenário precisou ir para o tanque lavar tudo à mão.
"Minha mãe está recém operada, tendo que lavar roupa na mão porque já está sem roupa para vestir e eu trabalho na parte da manhã. Geladeira fica nessa de ligar só a noite, porque de manhã fica o dia inteiro sem energia. Estamos tomando banho de água fria, minha filha, que tem autismo, ontem teve alguns momentos de crise, tentando ligar os interruptores da casa toda hora", relatou Karina.
Milena Vieira, 37, é autônoma. Ela informou que quando um dos funcionários da empresa foi até o local, a informação passada era de que os moradores precisavam realizar uma solicitação de manutenção e, só assim, o problema seria resolvido.
A moradora, então, ligou novamente para a Enel, mas a atendente teria afirmado que esta solicitação já havia sido feita, contudo, até o momento nenhum progresso foi feito, segundo ela.
"Ontem [quinta] o caminhão, na hora que veio, falou que está com problema na rede e precisa fazer manutenção, só que a gente tinha que ligar pedindo manutenção, porque é algo na central. Aí ela [atendente] hoje me informou que estava tendo manutenção na rede, me deram prazo até 11h25, mas assim, passa, você retorna e eles falam: 15h da tarde. Atrasa nossa vida!", relatou indignada.
Para conseguir dar banho nas netinhas e mandar para a escola, a dona Carmem Lopes, de 64 anos, precisa esquentar um balde de água. Ela foi até a Enel na tarde de quinta, chegou às 14hrs e só saiu às 18h.
O alegado foi de que a mulher tinha uma dívida em aberto no mês de março, mas as contas estão pagas, conforme provou.
"Eu levei tudo, está tudo em dia, eu não tenho dívida nenhuma! Mas estão alegando que eu tenho uma dívida de R$ 1.573. Eu já tive que transferir toda a parte de laticínios, frios, para a casa da minha irmã, sorte que ela mora aqui do outro lado da rua. A gente quer saber que problema é esse que tem hora marcada para cortar a energia e depois retornar", disse.
A Karina informou que somente às 13h a energia retornou. O informado pelos funcionários foi de que um caminhão foi solicitado para ir ao local, mas sem prazo. Os moradores seguem preocupados com uma possível persistência do problema, como tem sido nesses três dias.
Questionada sobre o ocorrido, a Enel Distribuição Rio informou que o fornecimento já foi normalizado no local. A empresa comunicou que detectou problemas de contato e comando na caixa que fica na parte superior do poste. Outra equipe enviada para fazer os reparos necessários e garantir a correção dessa falha.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!