Esfriou

Tá frio? Confira dicas importantes para cuidar dos pets

Especialistas falam dos cuidados que tutores precisam ter

A melhor forma de ajudar a aquecer os animais, inicialmente seria deixa-los em um ambiente aquecido
A melhor forma de ajudar a aquecer os animais, inicialmente seria deixa-los em um ambiente aquecido |  Foto: Marcelo Tavares
 

Assim como os seres humanos, os animais também sentem frio. Com a queda brusca de temperatura nos últimos dias, alguns cuidados são essenciais para evitar o desconforto causado neste período. Especialistas revelaram ao ENFOCO dicas importantes para aquecer os pets. 

Em Niterói, tutores passeavam com os animais de roupa quente nesta quinta-feira (19), em que as temperaturas alcançavam cerca de 18ºC.

Para o corretor de seguros André Toscano, as pessoas devem se conscientizar que os animais também precisam ser agasalhados.

"Tem que manter agasalho, quem puder abrigar os animais de rua nesse tempo também é bom. Do mesmo jeito que a gente sente frio, eles também sentem", disse.

De acordo com o vice-presidente Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), Diogo Alves da Conceição, cães e gatos podem sofrer com quedas bruscas de temperatura, com o vento e ainda com eventuais chuvas e por isso a importância de mantê-los aquecidos.

Além da densidade da pelagem, que ajuda a controlar o calor, a gordura corporal também é um fator que contribui para o cachorro ser mais resistente ao frio. Ou seja, os cães magros e com pelos mais curtos e menos densos são os que mais sofrem.

Raças de cães como Chihuahua, Pinscher e Daschund podem ser mais propensos a sentir frio por portarem essas características.
 

Complementando o colega de profissão, o veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, Bruno Cabral, relatou que algumas raças que não se adaptam a essas mudanças bruscas de temperatura, tanto frio intenso, quanto calor intenso, incluem Pug, Boston terrier, Buldogue e Boxer. Assim como os cães de corrida, como Galgos e Whipets e o cão de Crista chinês, também devem ser devidamente protegidos em climas mais frios.

Em relação aos gatos, semelhantemente aos cães, os que possuem pelo curto e fino não conseguem se adaptar ao clima frio. Exemplos dessas raças incluem os siameses e abissínios. Gatos da raça Sphynx, que não possuem pelos em toda a superfície corporal, devem ser tratados com extremo cuidado, tanto em climas frios, quanto em climas quentes. 

Além disso, independente da raça, gatos filhotes são extremamente susceptíveis ao frio, devendo ser mantidos em ambientes aquecidos.
  

Sinais

O especialista Bruno Cabral relata ainda que os animais que sentem frio nem sempre estão hipotérmicos. Ou seja:  temperatura corporal central baixa. É preciso que a temperatura do ambiente seja corrigida rapidamente. Caso isso não ocorra, representa risco de vida para o pets. 

Dentre os sintomas mais leves de frio os especialistas alertam para tremores e extremidades mais frias que o normal - como orelhas, patas e focinho gelados -. Além disso esses animais tendem a deitar mais encolhidos, ficar mais quietinhos e dormir mais.

Já os sintomas mais graves, que representam urgência médica, podem incluir respiração mais lenta, pele fria demais, temperatura corporal central mais baixa, a hipotermia e, em casos ainda mais graves os animais podem morrer, especialmente filhotes e animais idosos e doentes.

  • Roupinhas podem ajudar a aquecer os animais
    Roupinhas podem ajudar a aquecer os animais
  • Já os sintomas mais graves que representam urgência médica podem incluir respiração mais lenta
    Já os sintomas mais graves que representam urgência médica podem incluir respiração mais lenta
  • A melhor forma de ajudar a aquecer os animais é deixa-los ambiente aquecido.
    A melhor forma de ajudar a aquecer os animais é deixa-los ambiente aquecido.
  • A melhor forma de ajudar a aquecer os animais, inicialmente seria deixa-los em um ambiente aquecido
    A melhor forma de ajudar a aquecer os animais, inicialmente seria deixa-los em um ambiente aquecido
  • Os passeios em dias muito frios não são recomendados
    Os passeios em dias muito frios não são recomendados
 

Como ajudar a aquecer?

A melhor forma de ajudar a aquecer os animais, inicialmente, seria deixa-los em um ambiente aquecido ou fornecer caminhas, casinhas, mantas e cobertores para evitar que fiquem em contato direto com o piso frio.

Se ainda assim o animal estiver sentindo frio, encaminhando para hipotermia, é necessário o uso de tapetes térmicos ou bolsas térmicas para ajudar a aquecer. No entanto, o veterinário Bruno Cabral reforça que esses materiais não devem ficar em contato direto com a pele do animal, devido ao risco de queimaduras .

Passeios

Os passeios em dias muito frios não são recomendados, pois podem abaixar a temperatura corporal dos animais de forma muito rápida, especialmente nas espécies de cães e gatos mais que contraem doenças com facilidade..

Passeios com animais doentes ou filhotes em dias frios são proibidos pois estes são mais fragilizados às mudanças de temperatura. Da mesma forma animais idosos que apresentam baixo score corporal, ou seja os mais magros, pois podem sofrer com as baixas temperaturas.

< Estado assume pagamento de 'hora extra' de PMs em Niterói Capa do Dia 20/05/2022 <