Segurança
Estado assume pagamento de 'hora extra' de PMs em Niterói
Prefeitura diz que convênio foi encerrado de forma unilateral
Policiais militares que prestam serviço extra na cidade de Niterói passarão a receber, já a partir do próximo sábado (21), o pagamento via governo do Estado. Isso porque, segundo a Prefeitura de Niterói, a administração estadual deu indicações, de forma unilateral, de não renovar o convênio do Proeis, nesta quinta-feira (19).
O programa é referente ao pagamento das horas adicionais dos profissionais de segurança que atuam, nas nas folgas, no policiamento da cidade. O situação é a mesma que aconteceu com o Programa Niterói Presente, em setembro do ano passado, quando passou às mãos do Executivo estadual.
Em suas redes sociais, o prefeito Axel Grael se mostrou insatisfeito com a situação:
Fui surpreendido hoje pela decisão unilateral do Governo do Estado de não assinar a renovação do programa que garante,com recursos integrais da Prefeitura de Niterói, o reforço do policiamento na nossa cidade. Há anos, a Prefeitura mantém convênio para pagar a hora extra de policiais.
Ele seguiu dizendo que a prefeitura fez importantes investimentos nos programas de polícia e que alcançou os menores índices de criminalidade do estado como resultado.
''Graças a este programa mantido pela Prefeitura e ao Niterói Presente - que também era financiado pelo Município e foi descontinuado pelo Estado em setembro do ano passado - 60% dos policiais nas ruas de Niterói patrulhavam a cidade com financiamento do Município. Niterói alcançou nesse período os menores índices de criminalidade do Estado, devido a estas ações somadas a um amplo pacote de investimentos da Prefeitura de Niterói em prevenção, tecnologia e inteligência'', completou.
Em comunicado, a Prefeitura de Niterói informa que está totalmente empenhada na renovação do convênio do Proeis
Em comunicado, a Prefeitura de Niterói informa que está totalmente empenhada na renovação do convênio do Proeis. Inclusive, as negociações para a prorrogação do programa, que tantos benefícios trouxe para a população, estão em andamento com representantes do Estado. A Segurança Pública é uma atribuição do Estado, mas a decisão do Município de assumir o pagamento das horas extras das forças de segurança e investir no programa Niterói Presente foi fundamental para reduzir os índices de criminalidade da cidade.
O Governo Estadual, por outro lado, reforça, por meio da Polícia Militar, que a renovação do contrato do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) está em análise pela própria Prefeitura de Niterói.
Segundo a corporação, o contrato anterior está vigorando até o próximo sábado (21). Sendo assim, visando manter a segurança de moradores e frequentadores da cidade, o Governo do Estado através da SEPM disponibilizou mais 120 vagas através do Regime Adicional de Serviço (RAS) para o 12º BPM, visando manter o reforço de efetivo policial.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!