Tragédia

Terremoto no Equador deixa pelo menos 14 pessoas mortas

Outras 440 pessoas ficaram feridas

Terremoto causou danos à cidade de Balao, no Equador
Terremoto causou danos à cidade de Balao, no Equador |  Foto: Reprodução/Twitter
  

Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu o sul do Equador no último sábado (18) e deixou ao menos 14 pessoas mortas, segundo autoridades locais. Outras 440 pessoas ficaram feridas. O tremor também foi registrado na Argentina, Peru, Chile e México.

O abalo sísmico teve seu epicentro no município equatoriano de Balao, a cerca de 140 km do porto de Guayaquil, por volta das 12h12 (horário do Equador) e a uma profundidade de 44 km. No Peru, a intensidade foi de 4,5 e atingiu a costa norte e central.

Leia +: Criança de 8 anos finge não acordar e mãe aciona o Samu no Paraná

Leia +: Homem oferece US$ 100 mil para mulher viajar sem máscara em avião

“Estamos realizando a avaliação dos impactos causados pelo terremoto. As instituições foram acionadas imediatamente e as equipes de contingência estão se mobilizando para oferecer todo o suporte aos afetados”, disse o presidente do Equador, Guillermo Lasso, em seu perfil no Twitter.

Na Argentina, os tremores foram registrados em Mendoza (5,0) e em Catamarca (3,0), com 30 minutos de diferença de um para o outro. Cerca de 50 minutos depois, um outro tremos foi registrado em San Juan (2,6 de magnitude).

No Chile, o terremoto teve magnitude de 4,6 e sentido às 17h locais na comuna de Sierra Gorda (no horário de Brasília). Já no México, o abalo foi de magnitude 3,3 e notado a 12 km a noroeste do município de Uruapan, às 13h no horário local (16h de Brasília).

Brasil oferece ajuda

O governo brasileiro se colocou à disposição para cooperar com o Equador e o Peru, depois da destruição causada pelo terremoto no último sábado (18).

De acordo com a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, “ o governo brasileiro expressa sua solidariedade aos Governos e ao povos equatoriano e peruano e afirma a disposição de prestar toda a cooperação possível às autoridades daqueles países no atendimento à emergência humanitária.”

< Operação contra venda de animais silvestres prende cinco pessoas Lexa perdoa MC Guimê após o ex-BBB assediar Dania <