Tragédia
Terremoto no Equador deixa pelo menos 14 pessoas mortas
Outras 440 pessoas ficaram feridas
Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu o sul do Equador no último sábado (18) e deixou ao menos 14 pessoas mortas, segundo autoridades locais. Outras 440 pessoas ficaram feridas. O tremor também foi registrado na Argentina, Peru, Chile e México.
O abalo sísmico teve seu epicentro no município equatoriano de Balao, a cerca de 140 km do porto de Guayaquil, por volta das 12h12 (horário do Equador) e a uma profundidade de 44 km. No Peru, a intensidade foi de 4,5 e atingiu a costa norte e central.
Leia +: Criança de 8 anos finge não acordar e mãe aciona o Samu no Paraná
Leia +: Homem oferece US$ 100 mil para mulher viajar sem máscara em avião
“Estamos realizando a avaliação dos impactos causados pelo terremoto. As instituições foram acionadas imediatamente e as equipes de contingência estão se mobilizando para oferecer todo o suporte aos afetados”, disse o presidente do Equador, Guillermo Lasso, em seu perfil no Twitter.
Na Argentina, os tremores foram registrados em Mendoza (5,0) e em Catamarca (3,0), com 30 minutos de diferença de um para o outro. Cerca de 50 minutos depois, um outro tremos foi registrado em San Juan (2,6 de magnitude).
No Chile, o terremoto teve magnitude de 4,6 e sentido às 17h locais na comuna de Sierra Gorda (no horário de Brasília). Já no México, o abalo foi de magnitude 3,3 e notado a 12 km a noroeste do município de Uruapan, às 13h no horário local (16h de Brasília).
Estamos realizando la evaluación de las afectaciones dadas por el sismo. Las instituciones se activaron de manera inmediata y equipos de contingencia se están movilizando para brindar todo su apoyo a quienes se han visto afectados. https://t.co/QPeJn80YZK
— Guillermo Lasso (@LassoGuillermo) March 18, 2023
Brasil oferece ajuda
O governo brasileiro se colocou à disposição para cooperar com o Equador e o Peru, depois da destruição causada pelo terremoto no último sábado (18).
De acordo com a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, “ o governo brasileiro expressa sua solidariedade aos Governos e ao povos equatoriano e peruano e afirma a disposição de prestar toda a cooperação possível às autoridades daqueles países no atendimento à emergência humanitária.”
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!