Prisão

Operação contra venda de animais silvestres prende cinco pessoas

As operações foram na Tijuca e na Baixada Fluminense

Os animais seriam comercializados em uma feira na Tijuca
Os animais seriam comercializados em uma feira na Tijuca |  Foto: Divulgação
 

Policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) prenderam quatro homens em flagrante, neste domingo (19), por maus-tratos a animais, venda de animais silvestres e associação criminosa. Eles foram capturados durante diligências da Operação Liberdade VII.

Um dos homens foi preso na Tijuca, Zona Norte do Rio. Os agentes abordaram o veículo em que ele estava e encontraram diversos pássaros silvestres, que seriam vendidos sem qualquer tipo de licença e em condições de maus-tratos. Os animais seriam comercializados em uma feira, no mesmo bairro. Um outro homem foi detido já na feira.

“Estamos atentos a coibir essa prática que infelizmente é comum, mas precisa ser erradicada. A venda de animais silvestres não pode ser tolerada de forma alguma, estaremos atentos em proteger a nossa biodiversidade e sempre fazer valer a lei”, afirma o presidente do Inea, Philipe Campello.

Além da Tijuca, a operação também foi realizada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Lá, três homens foram flagrados com diversos pássaros, em situação semelhante.

Todos foram encaminhados à sede da DPMA, na Cidade da Polícia. A operação é realizada em conjunto com peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

< 'A internet acabou com a minha família', desabafa Fred Terremoto no Equador deixa pelo menos 14 pessoas mortas <