Brasil & Mundo
Tiroteio na Grota do Surucucu termina em morte de suspeito
Um suspeito foi baleado e morto durante um confronto na comunidade da Grota, São Francisco, zona sul de Niterói, na manhã desta quinta-feira (30). De acordo com informações, a Polícia Militar tentava entrar na localidade para cumprir mandados de prisão contra criminosos investigados na operação Dark of the City, do Ministério Publico do Estado de Rio de Janeiro, que aponta a ligação entre policiais militares e traficantes de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo. Ainda não há informações sobre a identificação da vítima.
Dezesseis policiais militares, a maioria lotado nos batalhões de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (12º, 7º e 35º BPM) e no BPChoque, são acusados de tráfico de drogas, segundo o MPRJ. Todos eles, além de 23 traficantes, estão com mandados de prisão preventiva expedidos e estão sendo caçados por homens do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) em parceira com Corregedoria da Polícia Militar e a Coordenadoria de Inteligência da PM.
O MP afirma que todos os policiais militares investigados são acusados de receber propina de traficantes, o chamado ‘arrego’, para reduzir as ações de combate ao tráfico de drogas em determinadas comunidades de Niterói. Além disso, os PMs usavam informantes, os ‘X9’, escolhidos pelos traficantes, para receber informações sobre localização de armas, drogas e traficantes rivais. Alguns desses materiais apreendidos eram repassados para esses criminosos
Os traficantes procurados atuam nas comunidades do Sapê, Badu, Largo da Batalha, Morro da Cocada, Bromélia, Morro do Céu, Barraca Azul, Caju, Ponte Amarela, Mirante, Lajão e Complexo do Caramujo, em Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. As investigações partiram de um inquérito da Corregedoria da Polícia Militar e de um procedimento de investigação criminal próprio do MPRJ.
Julio Cesar Silva Cardoso, conhecido como 'Nhanhão', apontado na denúncia como um dos chefes da organização criminosa, era quem dava ordens para efetuar o pagamento aos policiais. Entre os acusados há até um traficante preso em Bangu 3, Pedro Paulo Matheus Gremion, o 'Sagaz'. Mesmo detido, ele continuava a dar ordens em favelas de Niterói.
As acusações contra os PMs são de organização criminosa para a prática de tráfico de armas, corrupção passiva, prevaricação, receptação e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Os outros 23 acusados também foram denunciados pelo primeiro crime, além dos delitos de roubo, receptação e corrupção ativa.
Ainda segundo o MP, alguns desses policiais militares já foram presos em junho deste ano, durante a Operação Calabar, da Delegacia de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DH-NISG). Na ocasião, alguns PMs do 7º BPM (São Gonçalo) foram acusados de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!