
Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, concluiu que todos os contraceptivos hormonais contribuem levemente para o desenvolvimento de câncer de mama. Publicado na revista PLOS Medicine, o estudo revelou que o risco de uma mulher ter problemas relacionados aos anticoncepcionais é quase o mesmo para as opções com progesterona e estrogênio e aquelas só com progesterona.
Embora estudos anteriores já alertassem para as chances de desenvolver câncer com contraceptivos hormonais, esta é a primeira vez que os anticoncepcionais de progesterona são incluídos na análise. Essa opção é normalmente recomendada para lactantes, pacientes com risco de problemas cardiovasculares ou fumantes acima dos 35 anos.
De acordo com os responsáveis pelo levantamento, o uso desse tipo de contraceptivo tem crescido substancialmente na última década, sendo registrada em 2020, na Inglaterra, quase a mesma quantidade de prescrições dos dois tipos de anticoncepcionais. Esses resultados chamam a atenção para a necessidade de avaliar cuidadosamente os riscos e benefícios dos contraceptivos hormonais antes de usá-los.