Saúde

Tomar café de manhã pode ser prejudicial à saúde; entenda

Bebida é hoje a mais popular do mundo

Beber café como forma de animar você de um sono pode ter um efeito negativo no controle da glicose no sangue
Beber café como forma de animar você de um sono pode ter um efeito negativo no controle da glicose no sangue |  Foto: Flickr
 

Quem não gosta de tomar aquele cafezinho pela manhã?  Acontece que de acordo com uma pesquisa da Universidade de Bath, no Reino Unido, tomar a bebida em jejum pode ser prejudicial para o controle dos níveis de açúcar no sangue, principalmente após uma noite de sono ruim.

Segundo cientistas, embora uma noite mal dormida tenha um impacto limitado em nosso metabolismo, beber café como forma de dar um upgrade pode ter um efeito negativo no controle da glicose no organismo. 

Bebida é considerada a mais popular do mundo, com cerca de dois bilhões de xícaras consumidas todos os dias
  

Professor e codiretor do Centro de Nutrição, Exercício e Metabolismo da Universidade de Bath, James Betts explicou sobre o impacto da bebida no corpo. 

“Nosso controle de açúcar no sangue é prejudicado quando a primeira coisa com que nossos corpos entram em contato é o café, especialmente depois de uma noite de sono interrompida. Podemos melhorar isso comendo primeiro e depois tomando café depois, se sentirmos que ainda precisamos dele. Saber disso pode trazer importantes benefícios à saúde para todos nós.” 

Nosso controle de açúcar no sangue é prejudicado quando a primeira coisa com que nossos corpos entram em contato é o café, especialmente depois de uma noite de sono interrompida. Podemos melhorar isso comendo primeiro e depois tomando café depois James Betts, professor e codiretor do estudo
 

A nutricionista clínica, Luciane Barros, ressalta que o café é um estimulante gástrico natural, que deve ser consumido com moderação.

"Sugiro no máximo três expressos de 50 ml no seu dia. Porém, quem sofre de ansiedade, gastrite e dor no estômago deve avaliar com sua nutricionista a quantidade ideal para consumir  por conta do seu efeito estimulante.", aconselha.

Além disso, a especialista explica que para as pessoas sensíveis a cafeína, também deve ser evitado o consumo após o período das 16h e noturno, pois isso pode gerar uma insônia recorrente .

Para a nutricionista, a melhor forma de consumir o cafezinho de todo dia, é mesmo sem açúcar, até mesmo para evitar o ganho de peso. Além disso, não é aconselhável tomar nos horários entre as refeições.

"Tomar café após almoço não é uma boa pedida , sabia? O cafezinho pode interferir na biodisponibilidade de alguns nutrientes que ingerimos através da alimentação, principalmente o ferro", esclareceu. 

Segundo o estudo, a bebida é hoje a mais popular do mundo, com cerca de dois bilhões de xícaras consumidas todos os dias. 

< Vídeo mostra cobra de seis metros no Amazonas Ex-empresário do Luva de Pedreiro relata ter sofrido ameaças <