Queda
Tragédia! Avião cai com mais de 60 pessoas a bordo; vídeo
Acidente ocorreu na madrugada desta quarta-feira (25)
Um avião da Azerbaijan Airlines com 67 pessoas a bordo caiu próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão, na madrugada desta quarta-feira (25). Ainda não há informações exatas sobre o número de mortos.
Fabricada pela brasileira Embraer, a aeronave do modelo Embraer 190, que realizava o voo J2-8243, havia decolado de Baku, capital do Azerbaijão, com destino à cidade russa de Grózni, na Chechênia. Durante o voo, a aeronave foi forçada a fazer um pouso de emergência a cerca de 3 km de Aktau, após problemas com o sistema de GPS e variações de altitude por mais de uma hora.
No entanto, um órgão de fiscalização da Rússia emitiu um comunicado afirmando que, segundo informações preliminares, foi sugerido que o piloto fizesse um pouso de emergência após uma colisão com pássaros.
Do total de 67 pessoas a bordo, 62 eram passageiros e 5 faziam parte da tripulação. Entre os ocupantes, estavam cidadãos do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão, conforme informações da agência Interfax.
Até o início da manhã desta quarta (25), havia relatos de 32 sobreviventes. O número de mortos ainda não foi confirmado oficialmente.
O acidente foi registrado em vídeo. Nas imagens, é possível ver o momento em que o avião pega fogo após atingir o solo. Equipes de resgate do Cazaquistão, incluindo cerca de 150 bombeiros, controlaram as chamas e os sobreviventes foram levados para hospitais próximos. Imagens mostram passageiros feridos saindo de uma parte da fuselagem que permaneceu intacta.
As autoridades do Cazaquistão formaram uma comissão governamental para investigar as causas do acidente e garantir apoio às famílias das vítimas e feridos. O Cazaquistão afirmou que cooperaria com o Azerbaijão na apuração do caso.
Em nota, o presidente russo Vladimir Putin expressou suas condolências ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, pela tragédia. "Simpatizamos profundamente com aqueles que perderam seus parentes e amigos neste acidente aéreo e desejamos uma rápida recuperação a todos que conseguiram sobreviver", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!