Lembrança triste
Tragédia da Boate Kiss completa 10 anos nesta sexta; relembre
Ninguém está preso e não há data para novo julgamento
Onde você estava no dia 27 de janeiro de 2013? Um cartaz fixado na fachada da boate Kiss com essa pergunta relembra a tragédia que marcou o Brasil. Na madrugada daquele domingo, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, um incêndio no local levou a vida de 242 pessoas queimadas, pisoteadas e intoxicadas. Os 636 que sobreviveram ainda carregam as marcas no corpo e na memória. Nesta sexta-feira (27), a tragédia completa uma década e o ENFOCO elaborou uma linha do tempo para relembrar os fatos marcantes desta história.
Onde você estava no dia 27 de janeiro de 2013?
Cronologia na noite
A partir das 0h00, o público começou a chegar na boate, para a festa "Agromerados", organizada por alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Já a uma da madrugada, o grupo Pimenta e seus Comparsas iniciou a apresentação no palco da casa noturna. O show durou pouco mais de uma hora. Por volta das 2h10, a banda Gurizada Fandangueira iniciou sua apresentação, e às 2h30, durante a música "Amor de chocolate", do cantor Naldo, que o cantor Marcelo de Jesus dos Santos acendeu um objeto pirotécnico dentro da boate. As fagulhas atingiram a espuma acústica que revestia o teto da boate e logo pegou fogo.
A fumaça tóxica se espalhou pela casa noturna e fez com que as pessoas desmaiassem em segundos. A boate estava superlotada, e não tinha equipamentos necessários para combater o fogo, nem saídas de emergência suficientes. Morreram pessoas que não conseguiram sair e outras que tinham saído, mas voltaram para ajudar.
Situação atual
Após 10 anos, o caso continua sem que ninguém tenha sido responsabilizado. O júri que havia condenado quatro pessoas - dois sócios da boate e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira chegaram a ser condenados-, mas foi anulado por questões processuais. Ainda não há data para novo julgamento.
Elissandro Callegaro Spohr, sócio da boate, Luciano Augusto Bonilha Leão, produtor e auxiliar da banda, Mauro Lodeiro Hoffmann, sócio da boate e Marcelo de Jesus dos Santos, músico da banda respondem por 242 homicídios consumados e 636 tentativas de homicídio.
Dos depoimento de sobreviventes, o de Delvani Brondani Rosso, de 29 anos, no dia 5 de dezembro de 2021, foi um dos que emocionou os jurados. "Quando eu fui caindo, eu fui me despedindo... da minha família, dos meus amigos", disse mostrando cicatrizes de queimaduras.
O processo está, atualmente, na Secretaria da 1ª Câmara Criminal para diligências. Depois da conclusão dessa etapa, o caso será encaminhado para a 2ª Vice-presidência do TJ analisar se admite os recursos especial e extraordinário movidos pela acusação e pelas defesas.
Um recurso pede a retomada do julgamento na 1ª Câmara, enquanto o outro quer a prisão provisória dos réus. Se os recursos forem admitidos, eles seguirão para análise das instâncias superiores, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF), que vão decidir se aceitam ou não os pedidos.
Homenagem
Como parte da programação para resgatar a memória após os 10 anos do incêndio, foi realizado nesta sexta-feira (27) uma exposição que traz fotos de jovens que morreram na tragédia com a simulação de como estariam atualmente, na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria.
Os familiares também fizeram uma vigília em frente à casa noturna e uma caminhada, que começou na Praça Saldanha Marinho e seguiu em silêncio até a boate, a uma quadra de distância. Foi apresentada uma coreografia de dança retratando os eventos da tragédia e uma colagem de mensagens e imagens na fachada da Kiss.
Série
Nesta quarta-feira (25), a Netflix lançou a série Todo Dia a Mesma Noite, baseada no livro-reportagem homônimo de Daniela Arbex, trazendo para a ficção a história que abalou o Brasil.
Em cinco episódios de 45 minutos, a minissérie foca em cobrar por justiça. A produção mostra desde o drama dos pais ao reconhecimento dos corpos, até a luta incessante da família para que os culpados sejam responsabilizados.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!