Skip to content

Brasil & Mundo

Três em cada dez crianças de 5 a 9 anos estão acima do peso no Brasil

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível


obesidade infantil 1



Época de férias escolares é sempre a mesma coisa: meninada em casa querendo gastar energia e pais aflitos pensando em como organizar a agenda de atividades dos pequenos. E muitas delas envolvem comida: é a pipoca do cinema, o hambúrguer com os amigos, o sorvete no fim da tarde, a balinha de sobremesa.



O que pode ser um momento de diversão, no final das contas pode significar a consolidação de hábitos não tão saudáveis que acabam ficando para o ano inteiro.



Dados do Ministério da Saúde mostram que três em cada dez crianças de 5 a 9 anos estão acima do peso no Brasil. E já que estamos falando de férias, por que não aproveitar para estimular a garotada a praticar atividades ao ar livre, longe das telas dos celulares, e das guloseimas.



A nutricionista materno infantil Saridiele Oliveira alerta que a mistura do sedentarismo com alimentação inadequada é a origem da obesidade infantil.



O Ministério da Saúde tem uma campanha para combater a obesidade infantil. Ela foca em três recomendações básicas: diminuir o tempo de exposição às telas, celulares, computadores ou TVs; aumentar as atividades ao ar livre; e estimular alimentos saudáveis. A coordenadora-geral de alimentação e nutrição do ministério, Gisele Bortolini, recomenda evitar, ao máximo, as comidas processadas.



A especialista considera ainda que as férias devem ser uma oportunidade para tirar as crianças da tela e estimular brincadeiras ao ar livre.



A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha que crianças menores de 1 ano façam até 30 minutos de atividades físicas diárias, como engatinhar e movimentar os braços. Já os pequenos de 1 a 4 anos devem fazer até 3 horas de atividades por dia. E os maiores de 4 anos devem fazer, pelo menos, segundo a OMS, 60 minutos por dia de atividade física de intensidade moderada.



Agência Brasil


Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Segurança Pública

Operação prende quadrilha que aplicava golpes em idosos em Itaboraí e São Gonçalo

Rio

Estagiário é demitido após gravar vídeo de conteúdo sexual no prédio da Defensoria Pública

Imóvel veio abaixo por volta das 4h desta sexta-feira (30), na comunidade do Caniçal, em Piratininga. Morador ouviu um estalo e conseguiu sair a tempo; familiares também escaparam após perceberem novos sinais de desabamento.
Niterói

Casa desaba durante a madrugada em Niterói e morador escapa segundos antes da queda

Niterói

Niterói abre seleção para residência médica com bolsa de R$ 4,1 mil