Goiás
Tristeza! Peixe é encontrado morto com boné preso na boca
Pirarucu tinha mais de 1,2 metro

Uma espécie de peixe conhecida como pirarucu foi encontrada morta com um boné preso na boca às margens da Lagoa Grande, em Porangatu, no norte de Goiás. O peixe, que media 1,2 metro, foi encontrado por uma moradora da região no último domingo (23).
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver o animal estendido no chão, com o boné enrolado na região das brânquias. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porangatu (Semma) confirmou que o objeto era, de fato, um boné.
Segundo o órgão, o boné encontrado preso às brânquias do pirarucu sugere que ele pode ter tentado ingerir o objeto, que acabou ficando preso entre as guelras.
Sobre a causa da morte, a secretaria apontou que a asfixia pode ter sido causada pela obstrução, dificultando a locomoção do peixe, já que a espécie precisa emergir para respirar. Outra hipótese levantada é de que o estresse causado pelo objeto preso tenha contribuído para a morte do animal.

Pirarucu
O pirarucu é uma espécie de grande valor ecológico, sendo reconhecido como o peixe símbolo da Amazônia. De acordo com a Semma, ele é um dos maiores peixes de água doce.
Atualmente, a prática de manejo sustentável tem sido essencial para a preservação da espécie, que foi incluída na lista de animais ameaçados de extinção em 1996.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!