Sem taxa extra
Trump zera tarifa sobre café e carne do Brasil
Decisão foi tomada após conversa com Lula

Em um movimento que pegou a muitos de surpresa, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (20) a retirada da tarifa extra de 40% sobre uma lista de produtos agrícolas brasileiros, decisão tomada após uma conversa por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os itens agora liberados da cobrança estão café, chá, frutas tropicais, sucos, cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.
A medida foi oficializada em uma ordem executiva publicada pela Casa Branca. No documento, Trump afirma que a mudança ocorre em meio às negociações iniciadas com o governo brasileiro para tratar dos pontos previstos no Decreto Executivo 14.323, que declarou estado de emergência comercial nos EUA. Segundo o texto, essas tratativas ainda estão em andamento.
A Presidência dos EUA também levou em conta recomendações de autoridades envolvidas no monitoramento da situação. Conforme a avaliação técnica apresentada a Trump, já houve “progresso inicial” nas conversas com o Brasil, o que justificaria suspender a aplicação da tarifa a parte das importações agrícolas brasileiras.
A Casa Branca publicou ainda o anexo com a lista completa dos produtos agora isentos da alíquota adicional. Trump afirma que as alterações são “necessárias e apropriadas” para lidar com a emergência declarada anteriormente e refletem o momento atual das negociações entre os dois países.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




