Estudos apontam

Uso de ar-condicionado pode engordar? Especialista explica!

No frio, ficamos mais propensos a sentir fome

Pesquisador fala sobre a ligação do ar-condicionado com a obesidade
Pesquisador fala sobre a ligação do ar-condicionado com a obesidade |  Foto: Reprodução
 

Você sabia que o ar-condicionado pode ser uma das causas de aumento de peso? Buscando entender como a obesidade vem crescendo no mundo, o pesquisador Javier Sánchez Perona, do Instituto de la Grasa, explicou que o ar-condicionado pode fazer com que a pessoa engorde sim. O ar refrigerado faz com que a temperatura em um ambiente diminua e quando isso ocorre ficamos mais propensos a ter fome. 

A pesquisa foi publicada pelo estudioso no blog malnutridos.com e divulgada também pelo El País. O cientista explica que temperaturas mais quentes fazem com que as pessoas sintam menos fome. Como exemplo, ele cita a cidade de Sevilha, na Espanha, aonde mora. Quando ele chegou lá, sentia muito calor e pouco comia, como outras pessoas de lá. Depois da novidade dos ares condicionados no local, isso mudou. “Ar-condicionado engorda porque o clima fresco desperta nosso apetite”, afirmou ele. Hoje, em Sevilha, diversas pessoas estão com excesso de peso. O número cresceu se comparado à época antes dos ares condicionados chegarem. 

"Não encontrei nenhum estudo que demonstre especificamente uma relação de causa e efeito entre o aumento do uso de ar-condicionado e o aumento da obesidade, provavelmente porque não foi feito. O que está cientificamente comprovado é a relação entre temperatura e apetite. Quanto mais alta a temperatura, menos apetite. Portanto, parece óbvio que, se vivermos e comermos com ar-condicionado, comeremos mais e engordaremos", escreveu ele em sua pesquisa. 

Esse é apenas um dos fatores que pode causar o aumento de peso. Diversos outras variantes, como cigarro, sedentarismo e o consumo exagerado de alimentos ou a má alimentação podem influenciar no caso. Diversas outras pesquisas também estão sendo desenvolvidas sobre o assunto.

< Jogador passará por audiência após matar motociclista em acidente Acidente na Alameda deixa entregador em estado grave <