Nasceu
Vídeo: calor faz codornas nascerem em embalagem de ovos no mercado
Cerca de quatro aves nasceram da cartela de 30 ovos
Um caso um tanto inusitado aconteceu na cidade de Campo Maior, no Piauí. Acontece que, após a temperatura registrar 37°C, ovos de codorna que estavam na prateleira de um supermercado acabaram chocando, fazendo com que quatro aves nascessem.
O caso aconteceu em setembro, mas acabou ganhando repercussão nas redes sociais nesta quinta-feira (13). Nas imagens, registradas pelo funcionário do local, é possível ver o momento que os animais começam a nascer.
"Achamos uma chocadeira aqui. Meu Deus! Mas também, meu amigo, um sol desses aqui", diz o funcionário.
A cartela, com 30 ovos, acabou gerando quatro aves. Uma delas chega a quase cair e é amparada pelo homem.
"O Piauí não é para amadores. O calor de 37° graus provocou o nascimento de codornas em plena prateleira de um mercado em Campo Maior", comentou uma internauta. "Eu levava pra casa e criava no quintal", comentou outra.
De acordo com a bióloga Louise Schiatti, de 29 anos, o fato acontece devido ao fato dos ovos estarem fecundados, o que no caso significa que tinham embriões. As temperaturas altas acabam acelerando o processo de amadurecimento e gerando a eclosão.
"Se esse ovo continuar recebendo o aquecimento necessário para ele seguir em desenvolvimento, pode vir a chocar. A própria caixa de plástico, junto do calor, acaba criando uma chocadeira para os ovos ", conta a especialista.
A bióloga também explica que pode acontecer de ovos fecundados irem para o comércio, após se misturarem com os não fecundados.
"Há a separação dos ovos 'galados', esses permanecem na chocadeira para manter a produção de codornas enquanto os que não estão são direcionados para alimentação. Nesse processo de separação, provavelmente não observaram as características e esses passaram. Talvez até mais ovos ali poderiam também estar, só não se desenvolveram tão bem quanto esses que chocaram", explica.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!