Tim-tim!

Vinho pode ser aliado no emagrecimento, entenda

Estudo foi feito pela Washington State University

Pesquisa foi realizada por faculdade de Washington
Pesquisa foi realizada por faculdade de Washington |  Foto: Divulgação
 

A tão estimada tacinha de vinho antes de dormir pode ser um bom auxílio para perder peso. Afirmação se baseia no estudo feito pela Washington State University, em julho de 2015, onde a publicação informa que a combinação se dá por conta de uma substância presente na bebida - resveratrol, que transforma as gorduras brancas em gorduras beges, e essas, seriam mais fáceis de serem oxidadas.

A substância é um composto orgânico com função antioxidante e anti-inflamatória, que pode ser encontrado na maioria das frutas, principalmente nas escuras ou cascas escuras, como uva, amora, morango, e também no vinho. A pesquisa, que na ocasião, foi realizada com ratos, os submeteu a uma dieta altamente gordurosa, e apenas uma parte deles recebeu doses diárias e concentradas de resveratrol. No final, os que receberam a substância, engordaram cerca de 40% menos que os outros.

E qual a diferença nessas cores nas gorduras? As gorduras brancas e marrons são os dois tipos diferentes que temos em nosso corpo. A branca, a responsável pelo estoque de energia, ela transforma calorias em células adiposas, é a que temos em maior quantidade em nosso corpo, cerca de 95%. Já a marrom, trabalha na queima de calorias com a função de promover aquecimento do corpo e manter nossa temperatura corporal na casa dos 36 °C, fazendo frio ou calor. É um tecido que influencia no aumento da taxa metabólica corporal, reduzindo o sobrepeso.

Os especialistas consideravam que essa gordura só existia em bebês, com a função de mantê-los aquecidos, porém, após pesquisas, cientistas de Harvard concluíram que adultos também retém um pouco dessa gordura saudável. Ainda na mesma pesquisa, foi descoberta a existência da gordura bege, que seria uma gordura eficiente em queimar calorias em excesso.

Descoberta

Depois de anos de pesquisa, foi descoberto que a gordura marrom dos bebês vêm dos músculos, enquanto nos adultos, essa gordura é consequência do “escurecimento” da gordura branca e com isso, ganha uma ótima capacidade de oxidá-la, dependendo da presença de um hormônio chamado 'irisina', e sua liberação acontece através dos músculos durante a prática de atividade física. Pensando nisso, essa pode ser a solução para o problema de sobrepeso: aumentarmos os níveis de irisina através da atividade física regular.

O professor e educador físico, Claúdio Maciel, explica que mesmo com os dados da pesquisa, a prática de atividade física deve ser regular, até por conta da saúde mental.

"Com uma rotina de exercícios, sua mente funciona melhor, e como o corpo reflete na mente, o funcionamento do cropo flui de forma mais coesa e regular, além de deixar as noites de sono melhores", conta. 

Cláudio destaca ainda que o indivíduo não precisa seguir regras e seguir um padrão. "Trabalhamos com as possibilidades e o tempo disponível para encaixar a atividade física na rotina. Independente do horário que a pessoa conseguir treinar, o importante é não deixar de fazer com o tempo que tem".

< Globo anuncia mudanças de horário em sua programação; confira Homem pede mulher em casamento durante enterro de sogro; assista <