Alívio

Yoga hormonal pode reduzir sintomas da menopausa

Técnica sem efeito colateral têm ajudado diversas mulheres

A professora Angela Moreira explica que a menopausa não precisa ser um demônio na vida das mulheres
A professora Angela Moreira explica que a menopausa não precisa ser um demônio na vida das mulheres |  Foto: Divulgação
  

Imagine só, sofrer pela menopausa e não saber como resolver? A boa notícia é que os sintomas podem ser amenizados pela yoga. Conhecida como yoga hormonal, a técnica traz inúmeros benefícios para mulheres que sofrem com a alteração da produção de hormônios e traz benefícios ativando as glândulas que produzem os hormônios femininos, progesterona e estrogênio, regularizando seu sistema e fortalecendo os músculos, cessando assim os sintomas causados pela menopausa, como insônia, irritabilidade, depressão, falta de libido, entre outros.

A professora de Yoga Integrada, especialista em Yoga Terapia Hormonal, Angela Moreira,  conta que essa fase da vida não precisa ser demonizada e que começou a estudar e se aprofundar na técnica por conta de relatos de diversas alunas e também da sua experiência com o climatério, e como é naturalista, não queria tomar hormônio sintético. Como já dava aula de yoga, começou a pesquisar, estudar, fez cursos de especialização e achou uma diferença incrível de energia e saúde no seu corpo e na sua libido.

"Gosto de usar a frase da Fernanda Montenegro: Nossa sociedade vê as mulheres na menopausa como apenas um instrumento que está no fim do seu ciclo de vida. Meu objetivo é focar na eficácia de uma prática consistente e mostrar que quando nos comprometemos com algo, temos resultado. Com muito foco, atitude, dedicação e disciplina. Com apenas meia hora do seu dia, é possível fazer todos os exercícios", conta Angela.

É fato que desde 2020 (início da pandemia), as pessoas começaram a “olhar mais para dentro” e buscar alternativas para driblar vilões como stress, cansaço e ansiedade e a grande maioria dessas pessoas são mulheres. Justamente para entender seus ciclos, hormônios, fases e todas mudanças hormonais que o corpo passa e que é refletido no dia a dia, a yoga passou a ser muito procurada por mulheres tentando entender e lidar melhor com seu corpo.

"Muita gente veio me procurar para fazer yoga pela primeira vez, justamente para tentar alcançar a “paz interior”, se tranquilizar e obter ferramentas para lidar com essas mazelas da alma e problemas emocionais. Esse trabalho começou na pandemia e constatei que é super possível de realizar", diz a professora.

A prática de atividades físicas é reforçada por médicos e de acordo com a ginecologista e obstetra Karla Filgueiras, exercício é bom e deve ser realizado em qualquer idade, mas na menopausa, em geral, há diminuição da massa óssea e da musculatura, e desta forma é muito indicado a prática de atividades. Ela explica que o período de transição entre a fase que a pessoa menstrua até a que para completamente, é chamado climatério. É nele que geralmente, começam os tão temidos sintomas como irregularidade menstrual, fogachos (calorões que vão da parte superior do tronco em direção a face), diminuição da massa óssea (osteopenia, osteoporose), aumento do risco de hipertensão arterial, infarto, alterações do humor (irritabilidade, ansiedade, depressão).

"O exercício físico melhora ou ameniza todos esses problemas citados. A pergunta que costumo fazer no consultório é: “Quer gastar dinheiro com remédio ou academia? Importante ressaltar que a idade em que a menopausa ocorrerá dependerá do funcionamento seus ovários. O exercício físico é um potente aliado na melhora dos sintomas que podem acompanhar essa transição, chamada climatério, e até mesmo, na própria menopausa", explica a médica.

Mônica Macieira resolveu recorrer a yoga hormonal por conta dos sintomas que tiravam seu sono
Mônica Macieira resolveu recorrer a yoga hormonal por conta dos sintomas que tiravam seu sono |  Foto: Divulgação
  

Passando por problemas e incômodos durante o período do climatério, a terrarista e jardineira, Mônica Macieira de 58 anos, resolveu mudar a situação.

"Insônia, os famosos calorões, ansiedade e perda de concentração, me afetaram muito. Sou uma mulher muito agitada, com muitos afazeres domésticos e profissionais, porém, era sedentária. Não praticava atividades físicas regulares e esses distúrbios estavam diminuindo meu bem-estar, causando muita irritação na minha rotina. A primeira coisa boa que percebi, foi a redução dos fogachos e melhores noites de sono. Me deu mais disposição, estou menos ansiosa, perdi peso e meu abdômen ficou mais definido. Aprendi que preciso parar tudo e olhar pra mim, ter o autocuidado, nem que seja por apenas 40 minutos diários. Indico a Yoga Terapia Hormonal para as mulheres, que assim como eu, estão passando por essa fase. Tem me ajudado muito!", diz.

< Militares pretendiam vender arma de policial assassinado Saiba como checar se seu nome foi usado na fraude dos remédios <