Brasil & Mundo

Youtube suspende pagamentos de produtores de fake news

Imagem ilustrativa da imagem Youtube suspende pagamentos de produtores de fake news
|  Foto: Foto: Pixabay
A monetização foi suspensa a 14 canais. Foto: Pixabay

Após o Tribunal de Justiça Eleitoral (TSE) determinar que plataformas digitais, como o Youtube, suspendesse o repasse de valores oriundos de monetização às pessoas e às páginas que produzissem desinformação, a plataforma informou, nesta quinta-feira (26), que suspendeu os pagamentos de 14 canais acusados ​​de divulgar notícias falsas sobre a eleição de 2022, segundo a agência Reuters.

“Reforçamos nosso compromisso de colaborar com o trabalho das autoridades no Brasil e continuar a investir em políticas, recursos e produtos para proteger a comunidade do YouTube de conteúdo prejudicial”, disse a plataforma à agência.

A determinação do TSE ocorreu no dia 16 de agosto, por meio do ministro Luis Felipe Salomão após a análise de pedidos de delegada da Polícia Federal.

No inquérito referente a não monetização o TSE além de apurar a articulação de rede de pessoas que disseminam notícias falsas, investiga fatos que possam configurar abuso do poder econômico e político, uso indevido dos meios de comunicação social, corrupção, fraude, condutas vedadas a agentes públicos e propaganda antecipada, relativamente aos ataques contra o sistema eletrônico de votação e à legitimidade das eleições 2022.

< Após ‘fracasso’ em Niterói, TCP volta a focar no Complexo da Alma, em SG Golfinho é encontrado morto em praia de Maricá <