Esquema vacinal

2 milhões de pessoas não se vacinaram contra a Covid no Rio

Cerca de 3,5 milhões estão sem as doses necessárias no braço

A vacinação é a melhor forma de proteção contra os agravamentos pela Covid-19
A vacinação é a melhor forma de proteção contra os agravamentos pela Covid-19 |  Foto: Tomaz Silva - Agência Brasil
 

Pouco mais de 1,5 milhão de pessoas com idade acima de 5 anos, residentes no Estado do Rio, ainda não retornaram aos postos de saúde para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19 e completar o esquema vacinal primário.

O levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta ainda que outras 2 milhões de pessoas não tomaram nenhuma dose do imunizante.

No total, são cerca de 3,5 milhões de pessoas sem as doses necessárias no braço para evitar o avanço da doença.

A SES alerta para a importância de completar o esquema vacinal para evitar as formas graves e óbitos pela doença.

"A principal forma de evitarmos internações e óbitos pela Covid-19 é a vacinação. Estudos mostram que, desde o início da campanha, houve uma redução significativa das formas graves da Covid. Por isso, fazemos um apelo para que a população procure os postos de saúde para receber o imunizante o quanto antes", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Levantamento, realizado com dados registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) até a última terça-feira (21), mostrou que, quando se observa a aplicação da primeira dose de reforço, o número de pessoas com a caderneta em atraso é ainda maior.

Das cerca de 12 milhões de pessoas com mais de 18 anos com esquema vacinal completo, seis milhões ainda não receberam nenhuma dose de reforço contra a Covid-19. Os dados analisados podem sofrer alterações diárias de acordo com os registros de doses inseridos no sistema.

  • Mais de 2 milhões de pessoas não se vacinaram no Rio
    Mais de 2 milhões de pessoas não se vacinaram no Rio
  • Mais de 2 milhões de pessoas não se vacinaram no Rio
    Mais de 2 milhões de pessoas não se vacinaram no Rio
  • Mais de 2 milhões de pessoas não se vacinaram no Rio
    Mais de 2 milhões de pessoas não se vacinaram no Rio
 

Perfil dos internados

A vacinação é a melhor forma de proteção contra os agravamentos da Covid-19, especialmente as internações hospitalares. A informação, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da SES, foi constatada após uma análise do perfil dos internados com Covid-19 nas unidades da rede estadual de Saúde entre os dias 9 e 10 de junho.

O monitoramento mostrou que no período analisado 56 pessoas estavam hospitalizadas, sendo 36 em UTI e 20 em enfermaria. Desse total, apenas 41% estavam como o esquema vacinal completo e uma dose de reforço.

A idade, assim como as comorbidades, são fatores fundamentais para a evolução para as formas graves da Covid-19. Das pessoas entrevistadas, a maior parte era de idosos, sendo a media de idade de 69 anos. Além disso, 16% dos internados apresentavam alguma comorbidade.

Os pacientes avaliados estavam internados no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann (HERZA) e no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), unidades de referência no estado para o tratamento da doença.

Desde o último dia 30, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação da primeira dose de reforço contra Covid-19 para população de 12 a 17 anos. Com a inclusão dessa faixa etária, serão mais 1,3 milhão de pessoas que deverão receber a vacina de reforço, após completar o esquema vacinal primário.

A aplicação da segunda dose de reforço foi iniciada em 24 de março deste ano, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, na população com 80 anos ou mais.

Campanha

A Campanha de Imunização contra Covid-19 teve início em janeiro do ano passado e, desde então, mais de 34 milhões de doses já foram aplicadas no estado. Até esta quarta-feira (22), 12.756.061 pessoas completaram o esquema vacinal primário, primeira e segunda dose.

O dado corresponde a 80% da população a partir dos 5 anos. Quanto às doses de reforço, até o momento, foram aplicadas 6.769.415 doses. Mais de 41 milhões de doses das vacinas foram distribuídas pelo estado aos 92 municípios.

Busca ativa

A SES orientou as Secretarias municipais de Saúde a adotarem medidas para ampliarem a cobertura vacinal em seus territórios, como a busca ativa de não vacinados e a vacinação extramuros.

< Conferência em Niterói trata sobre repressão ao tráfico de animais Viradouro completa 76 anos com festa gratuita na quadra <