Festa!

Viradouro completa 76 anos com festa gratuita na quadra

Festejos terão missa, diversos shows e apresentação da bateria

A rainha Erika Januza e Mestre Ciça estarão à frente da Furacão Vermelho e Branco garantindo muito samba no pé
A rainha Erika Januza e Mestre Ciça estarão à frente da Furacão Vermelho e Branco garantindo muito samba no pé |  Foto: Divulgação
 

A vermelho e branco de Niterói vai completar 76 anos na próxima sexta-feira (24) com uma agenda repleta de comemorações. A programação vai começar com missa em ação de graças às 18h, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade e às 20h na quadra, haverá uma grande festa aberta ao público.

O grupo Papo 90 abre os trabalhos e às 21h30 será feita a apresentação da equipe para o Carnaval 2023, com a presença de todas as estrelas e destaques da escola. Após, o grupo Estrelato comanda a galera e o encerramento será com um pocket-show com o intérprete oficial Zé Paulo Sierra, ritmistas comandados por mestre Ciça e Erika Januza reinando a frente da bateria. Casais de mestre-sala e porta-bandeira, passistas e musas também estarão presentes na comemoração.

Os portões da quadra serão abertos ao público às 19h. A Viradouro fica na Avenida do Contorno, 16,  Barreto.

História

Fundada em 24 de junho de 1946, a Unidos do Viradouro foi criada a partir de rodas de samba que aconteciam no quintal da casa de Nelson dos Santos, mais conhecido pelo apelido de jangada, na Rua Capitão Roseira, próximo à rua Dr. Mario Viana, que na época era chamada Viradouro, pois era o local onde os bondes que transportavam a população de Niterói faziam o retorno.

No ano seguinte à fundação, a vermelho e branco estreou no carnaval da antiga capital do Estado do Rio de Janeiro. Por 39 anos brilhou na folia niteroiense e conquistou 18 títulos. Em 1991, a escola foi campeã do grupo de acesso no Rio e subiu para o tão sonhado Grupo Especial, conquistando até então dois títulos: o primeiro em 1997 com o enredo 'Trevas! Luz! A explosão do universo' e em 2020 a escola foi a grande campeã do carnaval com o aclamado 'Viradouro de alma lavada'. 

Em 2022, a agremiação ficou em terceiro lugar e trouxe o enredo 'Não há tristeza que possa suportar tanta alegria', trazendo um samba em forma de carta e fazendo um paralelo a epidemia de gripe espanhol em 1919 e a Covid. A Unidos do Viradouro assumiu esse ano a liderança do Ranking Liesa (2018-2022), totalizando 47 pontos, 2 pontos a mais que a Beija-Flor de Nilópolis, que passou à vice-liderança. 

Para 2023, a escola traz a saga de Rosa Courana, considerada a primeira mulher negra a escrever um livro no Brasil. Objetivo é refletir sobre importantes aspectos de uma história tão marcante e trazer a tona temas relevantes como escravidão, prostituição, feitiçaria e a igreja católica.

< 2 milhões de pessoas não se vacinaram contra a Covid no Rio Fluminense enfrenta líder da Série B pela Copa do Brasil <