Sem grana

A ver navios: bombeiros ficam sem pagamento em Niterói

Militares temem terceiro mês sem salário

Segundo prefeitura, problemas nas contas bancárias foram os motivos do atraso.
Segundo prefeitura, problemas nas contas bancárias foram os motivos do atraso. |  Foto: Marcelo Tavares
 

Bombeiros dos quartéis do Centro, Charitas e Itaipu, em Niterói, denunciam atraso no pagamento da gratificação pela prefeitura, através do Regime Adicional de Serviço (RAS), referente aos meses de dezembro e janeiro. O temor é que o mesmo aconteça neste mês de fevereiro. 

O convênio do governo municipal com o Corpo de Bombeiros do Rio (CBMERJ) permite que agentes de outras cidades do estado sejam voluntários para trabalhar na cidade nos dias de folga, em troca de gratificação.

Acontece que o serviço via governo estadual, aponta um dos militares, está regular. Só em Niterói os pagamentos dos trabalhos extras não estão sendo pagos. 

"Ainda existe o serviço do RAS, pelo Governo do Estado, que paga regularmente, tudo certinho, caindo próximo do dia 20, tudo regularizado. Mas esse de Niterói, a gente não vê a cor do dinheiro esse tempo todo. Estamos apreensivos com fevereiro também", lamentou um bombeiro que prefere não se identificar.

A administração do Prefeito Axel Grael (PDT), no entanto, alega que o pagamento do termo de cooperação encontra-se em atraso devido à demora na abertura da conta para efetivação do pagamento, que é de responsabilidade do CBMERJ, através do banco Bradesco.

O órgão ressalta, ainda, que assim que o número da conta for informado, o município realizará os pagamentos pendentes e que vem informando o problema à corporação. 

"Informamos ainda, que a prefeitura vem comunicando esse fato ao CBMERJ e está  aguardando a resolução deste problema, para efetuar o merecido pagamento e dar continuidade ao convênio de maior importância a população niteroiense", disse.

O Corpo de Bombeiros ainda não um parecer sobre as notificações.

Em novembro do ano passado, a Secretaria de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói firmou convênio com o CBMERJ para reforçar o efetivo dos quartéis que atendem o município.

A Prefeitura de Niterói prometeu, à época, arcar com o custeio de nove profissionais a mais atendendo a cidade todos os dias, incluindo fins de semana e feriados. 

< Em meio à 'guerra fria' dos bastidores, Fluminense e Botafogo duelam no Carioca Com ótimos números, Nenê completa 150 jogos pelo Vasco com gol e vitória <