Cidades
Alameda sofrerá interdições a partir de segunda-feira
Motoristas que trafegam pela Alameda São Boaventura, em Niterói, devem ficar atentos às obras que começam a partir desta segunda-feira (2). Isso porque duas faixas no sentido São Gonçalo serão interditadas.
Segundo a Prefeitura de Niterói, as obras acontecerão no trecho entre as ruas Sá Barreto e São José. Durante a semana, a interdição acontecerá das 21h às 7 horas, aos sábados, o bloqueio será das 18h às 7h, e aos domingos, das 19h às 7 horas.
O fechamento parcial da via será necessário para realizar as obras de macrodrenagem da comunidade São José, localizada entre os bairros Fonseca, Viçoso Jardim e Caramujo. A previsão é de que o trabalho na Alameda seja concluído no início de novembro.
Linhas de ônibus
Durante o período de interdições, haverá mudanças nos locais de parada de algumas linhas de ônibus. As linhas 731D (Charitas x Candelária via Fonseca) e 1731D (Castelo x Charitas), que seguem no sentido Santa Rosa, passarão a fazer paradas na Rua Oscar da Fonseca.
Já as linhas 45 (Cubango x Centro), 26A (Morro do Céu x Centro) e 26B (Caramujo x Centro) que seguem no sentido Caramujo, terão os pontos transferidos da Alameda para a Rua Sá Barreto.
A linha 49 (Fonseca x Centro x Icaraí) também terá alterações e seu trajeto passará para as ruas Sá Barreto e Soares de Miranda, seguindo pela Rua Desembargador Lima Castro, com ponto final na Rua Noronha Torrezão.
Motoristas também devem ficar atentos às mudanças nos retornos. Quem sai da Rua Evilásio Silva em direção à São José deverá seguir na Alameda sentido Centro e acessar a Rua Santo Cristo, a Travessa Romualdo Peixoto e a Rua São Januário. Deste ponto, o motorista deverá atravessar a Alameda para chegar à Rua Oscar da Fonseca, e de lá seguir pela Travessa do Maia e Rua Desembargador Lima Castro sentido Santa Rosa ou sentido Caramujo.
Já os motoristas que estiverem no sentido São Gonçalo da Alameda e desejarem acessar a São José deverão entrar na Rua Sá Barreto, que terá sua mão invertida, e de lá acessar a Rua Soares de Miranda até a São José.
O primeiro quarteirão da Rua São José, no trecho entre a Rua Soares Miranda e a Alameda São Boventura, também estará interditado ao trânsito até o fim do ano.
Estacionamento
O estacionamento de veículos fica proibido em ambos os lados da via, e a mão do trânsito será invertida, passando a valer no sentido Soares Miranda.
Quem desejar seguir para a Avenida Jerônimo Afonso ou para a Travessa São José deverá seguir pela Rua Sá Barreto. O estacionamento também ficará proibido na Rua Oscar da Fonseca, no trecho entre a Alameda e a Travessa do Maia. Vale ressaltar que será garantido o acesso a veículos de moradores e comerciantes desta área.
Obra
Durante todo o período da obra, operadores de trânsito estarão no local para garantir a fluidez do trânsito. A NitTrans informa que dois operadores atuarão à noite na Alameda São Boaventura, na esquina com a Rua Sá Barreto.
Ao longo do dia haverá um operador de trânsito entre a Rua Sá Barreto e a Rua Soares Miranda. No período de obras, um agente também estará na Alameda com Rua Evilásio Silva para assegurar o bom andamento do trânsito.
O consórcio Nova Comunidade São José, em parceria com a Prefeitura de Niterói, disponibilizou o Escritório de Trabalho Técnico Social para esclarecer dúvidas e receber sugestões. O endereço é Travessa São José, 28. O atendimento acontece no horário comercial.
Urbanização – A Prefeitura entregou, este mês, a primeira etapa do programa de urbanização da região da comunidade São José. Nesta fase foram realizados serviços de drenagem e pavimentação de vias, além da melhoria em escadas de acesso. A próxima etapa terá como foco o trabalho de macrodrenagem. As intervenções para urbanização e infraestrutura da comunidade começaram em abril de 2019 e a previsão é que estejam concluídas em agosto de 2020.
As obras vão beneficiar cerca de 1.500 famílias e são financiadas pela Prefeitura de Niterói em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (Produis), em um investimento de R$ 44 milhões.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!