Logo Enfoco


    Cidades

    Niterói abre 400 vagas para projeto Jovem EcoSocial

    Publicado 30/08/2019 às 18:14 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Jovens podem escolher área de atuação profissional. Foto: Divulgação

    Os jovens de Niterói ganharão uma nova oportunidade de acesso ao mercado de trabalho nos próximos dias. A Prefeitura inicia, na próxima segunda-feira (2), as inscrições para o Niterói Jovem EcoSocial, projeto desenvolvido pelo Município, através do Pacto Contra a Violência, em parceria com a Firjan. Serão oferecidas 400 vagas para jovens com idades entre 16 e 24 anos, moradores de 11 comunidades de Niterói. Os participantes receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 750 mensais, além de vale transporte e lanche nos dias de aula. O período de inscrição vai até dia 20 de setembro ou até terminarem as vagas.

    “O Niterói Jovem EcoSocial promoverá a inclusão social e econômica de jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de educação, profissionalização e práticas em projetos ambientais”, destaca o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão , Axel Grael. “O projeto tem dois eixos principais: qualificação profissional e atividade de campo. Para isso, os jovens participarão de um curso ministrado pela Firjan no contraturno escolar e atuarão em ações da Prefeitura, em áreas como reflorestamento, manutenção de recursos hídricos, ações preventivas a queimadas, de Defesa Civil e atividades visando à manutenção e à sinalização de trilhas da cidade”.

    Entre os objetivos do projeto estão a oportunidade de capacitação técnica profissionalizante, elevando o potencial de empregabilidade dos participantes, a recuperação de ecossistemas, evitando a ocupação de áreas de risco, além do aprimoramento das competências pessoais dos participantes.

    “Neste momento de crise, a Prefeitura de Niterói está investindo na preparação do jovem para o mercado de trabalho, incentivando a qualificação profissional, especialmente para os que estão em situação de vulnerabilidade social”, destaca o subsecretário Executivo e gerente do projeto, Anderson Pipico. “Além do curso, os alunos participarão de atividades de campo, ganhando experiência prática. É uma grande oportunidade para os jovens da cidade”.

    A iniciativa é coordenada pelo Escritório de Gestão de Projetos de Niterói (EGP/NIT) e integra o Pacto Niterói Contra a Violência. Lançado em 2018, o pacto é um Plano Municipal de Segurança Pública que prevê investimento de R$ 304 milhões, até 2020, em 18 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada.

    O Projeto tem como foco jovens com idades entre 16 e 24 anos, de todos os gêneros. Poderão se inscrever moradores de 11 comunidades de Niterói: Preventório, Holofote, Vila Ipiranga, Cavalão, Vital Brazil, Sousa Soares, Santo Inácio, Morro do Céu, Morro do Arroz, Morro do Estado e São José. Para participar do projeto, o aluno deve estar matriculado e/ou cursando o ensino regular ou EJA (Educação de Jovens e Adultos); ser oriundo da escola pública e/ou bolsista integral de escolas privadas; ter terminado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada.

    Os cursos serão ministrados e certificados pelo Senai Niterói nas seguintes áreas de qualificação: eletricista de automóveis; mecânico de motocicletas; mecânico de motores Ciclo Otto; auxiliar de padaria e confeitaria; auxiliar de cozinha; pizzaiolo; instalador hidráulico residencial; assistente administrativo; montador e reparador de computadores; costureiro industrial de vestuário; confeccionador de bolsas em tecidos. A qualificação terá 17 meses de duração, iniciando em outubro.

    Os candidatos poderão realizar a inscrição no Senai/Firjan de Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. O endereço é Avenida General Castrioto, 460, Barreto. É preciso levar: comprovante de escolaridade, carteira de identidade (cópia), CPF (cópia), comprovante de residência (cópia), comprovante de conta bancária (xerox do cartão bancário) e requerimento de inscrição preenchido com letra legível.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Alameda sofrerá interdições a partir de segunda-feira

    Próximo artigo
    >

    Retroativos de capacitação profissional começam a ser pagos

    Relacionados em Cidades