Folia

Alegria, emoção e desclassificação marcam primeiro dia de desfiles em Niterói

Agremiação descumpriu 80% das obrigações para poder desfilar

Apresentação deixou o público eufórico.
Apresentação deixou o público eufórico. |  Foto: Marcelo Eugênio
 

Pela primeira vez no Caminho Niemeyer, escolas de samba de Niterói iniciaram os desfiles nesta quinta-feira (21). As apresentações trouxeram a alegria do Carnaval à centenas de foliões que se reuniram para presenciar a estreia das agremiações no novo espaço, após dois anos de pandemia da Covid-19.

No entanto, apesar da emoção, a escola Bafo de Tigre surpreendeu o público após ser desclassificada e impedida de entrar na passarela do samba niteroiense.

Segundo a Neltur, a escola descumpriu 80% da obrigatoriedade para realização do desfile. Alexandre Oliveira, diretor executivo e responsável pela fiscalização dessas obrigações, relatou falhas como o fato da agremiação ter apenas 92 componentes, quando eram necessários 300, não apresentar ala das baianas e nem passista.

“Em respeito ao público tomamos essa decisão, a escola prometeu 100% e não entregou nem 50%, chamamos o presidente, e ele concordou", informou.

De acordo com Alexandre, a escola está banida do Carnaval por 5 anos e terá que devolver todo dinheiro que a prefeitura investiu na agremiação. O valor não foi revelado.
  

Além disso, a escola que em 2019 já havia sido rebaixada do Grupo A para o B, com a desclassificação foi para o Grupo C. Em caso de pagamento da dívida com a prefeitura a agremiação deverá entrar com um recurso na Neltur para tentar reaver o direito de desfilar nos próximos anos. O órgão, então, analisará a situação. Caso o valor não seja devolvido, a escola entrará na dívida ativa com o executivo.

Além da Bafo de Tigre, o grupo B é composto por mais nove agremiações, sendo Amigos da Ciclovia, União da Engenhoca, Império de Araribóia, Banda Batistão, Bem Amado, Paraíso do Bonfim, Balanço do Fonseca, Cacique da São José e Tá Rindo Porque?

Neste primeiro dia, marcaram presença no desfile o prefeito Axel Grael, o vice Paulo Baguera, Raissa Machado, ex rainha de bateria da Viradouro, além do deputado estadual Waldeck Carneiro. Todos comemoram a nova era do Carnaval.

O prefeito Axel Grael, antes das apresentações, lembrou que foram dois anos difíceis que a população precisou enfrentar por conta da pandemia e, que agora, está feliz em poder celebrar um novo momento do Carnaval em 2022.

Autoridades de Niterói no desfile.
Autoridades de Niterói no desfile. |  Foto: Marcelo Eugênio
 

“É um momento de celebração de toda a história do Carnaval de Niterói, mas principalmente, de olhar para a frente, de um carnaval feito aqui no Caminho Niemeyer. Estamos começando um novo tempo do Carnaval da cidade, é um grande momento, um tempo de inovação. Essa capacidade criativa das escolas, a vibração do público, aliados a este visual da Baía de Guanabara, com essa arquitetura do mestre Oscar Niemeyer, que é uma marca da cidade”, enfatizou Axel Grael.

Já o vice-prefeito Bagueira descreveu em entrevista ao Enfoco a sensação de ver o Carnaval sendo realizado na cidade.

“É uma alegria, estamos vendo o retorno do Carnaval da cidade, ficamos muito preocupados e por isso trouxemos aqui pro Niemeyer, preparamos uma estrutura, tamanho para receber as escolas, é uma grande alegria ver esse resultado”, disse.

No público, o casal, Laisa Dias e Diego Rangel, recém residentes do Ingá, na Zona Sul de Niterói, contaram antes dos desfiles que estavam ansiosos por ser a primeira vez que assistiram ao Carnaval na cidade.

Casal assiste pela primeira vez desfiles de Niterói.
Casal assiste pela primeira vez desfiles de Niterói. |  Foto: Marcelo Eugênio
  

“Estamos ansiosos, sempre vimos no Rio, pra gente é tudo novidade, acabamos de nos mudar e só fomos no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Aqui é a primeira vez. Amamos esse clima, Carnaval pra gente é a época mais feliz e alegre do ano, sentimos muita falta”, relataram.

Desfile

A primeira agremiação a entrar na avenida foi “Amigos da Ciclovia”. Um dos diretores, Henrique Barack Obama, relatou a mudança de espaço como um fator positivo.

“Achei uma mudança de harmonia com a cidade, porque esse local é um marco da cidade de Niterói, além de ser muito bonito e muito agradável”, contou.

Além de empolgação com o desfile, o diretor explica que esta é uma forma de celebrar a vida, devido aos dois anos de pandemia, ele ressalta que o Carnaval não trata-se apenas de brincar e celebrar a cultura. A escola verde e branco e homenageou o sambista Nilton Bastos, o Niltinho do Bar, e contou seu amor pelo Cubango, bairro da Zona Norte de Niterói.

Durante o desfile a escola entregou muito samba no pé, além de fantasias com muito brilho. A comissão de frente de verde carregava lanças representando a ancestralidade, enquanto a porta-bandeira e mestre sala com roupas em laranja transbordavam alegria.

Teve fantasias de cerveja, pirata, marinheiro, lampião e Maria Bonita. Além da tradicional ala das baianas e a rainha de bateria acompanhada de um passista mirim que encantou os foliões.

Dentre os carros alegóricos, um trouxe a bandeira da escola, enquanto outro representou o bar de Nilton Santos e o último trouxe uma fotografia do sambista homenageado.

Posterior ao desfile, a moradora de São Gonçalo, Helia Brum, relatou alegria com a volta dos desfiles.

“Essa escola foi excelente, estava tudo lindo, pessoas de todas as idades, todo mundo alegre, se divertindo, Carnaval é isso, festa do povo, alegria. Além disso, achei ótimo o espaço, bem reservado”, comentou.

Outras pessoas que também comemoraram a volta do Carnaval foram a mãe e filha, Neia Santos e Aline Ribeiro, moradoras da Engenhoca. Elas revelaram sua torcida para a União da Engenhoca, em prol do bairro em que vivem.

“Sempre fomos na Rua da Conceição, achamos aqui melhor, muito organizado, amplo, fácil acesso para chegar. Carnaval pra gente é tudo de bom, é cultura, na verdade até torcemos para todas elas”, disseram.

  • Mãe e filha curtem o Carnaval.
    Mãe e filha curtem o Carnaval.
  • Família aproveita desfile.
    Família aproveita desfile.
  

Quem também presenciou o desfile foi a diretora de ala da Combinados do amor, Miriam Costa, e a passista Débora Siqueira. Elas assistiam ao evento com a família.

“Carnaval pra gente é tudo, sentimos muita falta, no primeiro dia de ensaio choramos e tudo, chorávamos revendo desfiles antigos, estamos ansiosas para desfilar, é uma sensação indescritível”, revelaram.

Combinados do Amor, é do grupo A e irá desfilar no sábado (23).

No segundo desfile foi a vez da União da Engenhoca que homenageou o professor João Brazil e o Colégio Brasil.

João Brazil foi o fundador do histórico Colégio João Brasil em 1902, localizado no Fonseca, na Zona Norte de Niterói. O colégio funcionou até 1985 e sofreu um incêndio em 2017.

O Colégio Brasil de Niterói teve em seus bancos personalidades como o cantor Roberto Carlos, o músico Sérgio Mendes, as cantoras Marília Medalha e Teresa Tinoco, o Maestro Eduardo Lajes, o diretor de televisão Moacir Deriquém, o cineasta Walter Lima Junior, entre outros como jornalistas, educadores, políticos e militares de expressão nacional.

Durante o samba enredo uma criança cantava junto ao locutor. Dentre os figurinos tiveram representações de uniformes escolares e beca de formatura. O dos carros alegóricos trazia um gigante livro em que uma das frases continha “Negro e educador que venceu”. A escola trouxe em desfile pedidos por mais educação e saúde.

Após a desclassificação da Bafo de Tigre, a Império de Araribóia trouxe no enredo as raízes africanas, com representação de escravos e grande carro alegórico que arrancaram inúmeras palmas do público. Os componentes esbanjaram alegria e cativaram os foliões saindo da passarela do samba aos gritos de “Império”. 

A Banda Batistão também se apresentou com seus 350 componentes. A vermelho e branco fundada em 1996 levantou a arquibancada.

Já a Bem Amado que trouxe o enredo “Os tambores vão rufar. Ney Ferreira é Bem Amado Nesta Festa Popular”. Com seus 300 componentes, a escola levou um desfile muito vibrante e inesquecível

Também se apresentaram na noite desta quinta (21) Paraíso do Bonfim, Balanço do Fonseca, Cacique da São José e Tá Rindo Porque?

Programação

No sábado (23), será a vez das agremiações do Grupo A, a partir das 20h, com abertura da escola de samba Sabiá, seguida pela Alegria da Zona Norte, Mocidade de Icaraí, Magnólia Brasil, Experimenta da Ilha, Folia do Viradouro, Unidos da Região Oceânica, Souza Soares, Unidos do Sacramento e Combinado do Amor.

Encerrando as apresentações, o Grupo C desfila no domingo (24), a partir das 19h. A ordem será a seguinte: Império de Charitas, União do Maruí, Independente do Boaçu, Grilo da Fonte, Barro Vermelho, Fora de Casa, Garra de Ouro, Unidos do Castro, Galo de Ouro e Grupo dos 15.

Na sexta-feira (22), quando não haverá desfiles, o Caminho Niemeyer terá, a partir das 19h, muito samba com DJ Drey, Mullatto, Intimistas e Sambaí. A entrada é franca.

“Esta abertura do Carnaval 2022 superou nossas expectativas, é uma emoção muito grande. Lutamos bastante por esse Carnaval. Agora, é fazer um belo espetáculo para a população. Depois de dois anos poder voltar a fazer Carnaval, voltar a ter alegria, é muito gratificante”, afirmou o presidente da Comissão de Carnaval da Prefeitura e secretário municipal de Participação Social, Anderson Pipico.

Entrada do público

A entrada do público é feita pelo portão lateral do Caminho Niemeyer, próximo ao Terminal Rodoviário João Goulart. Os carros alegóricos e passistas entrarão pelo portão Central. Durante os dias de Carnaval, a faixa da direita da Rua Jornalista Rogério Coelho Neto será interditada ao trânsito às 15h. Às 17h, toda a via será interditada e o tráfego será direcionado para a Rua Professor Plínio Leite, que ficará em mão dupla.

< Os shows e as beldades que brilharam na Sapucaí Suspeito de ser ‘contador’ do tráfico é preso no Rio <