Atenção!
Alerta para golpes no pagamento do IPVA; Pix não é aceito
Tributo só pode ser quitado por meio de GRD
A existência de golpes envolvendo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) fez a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) acender um sinal de alerta.
É que contribuintes estão sendo encaminhados para sites falsos que geram boletos fraudulentos ou direcionam para pagamentos via Pix, modalidade não aceita pela pasta.
Na hora de pagar o IPVA, é preciso ficar atento. O único documento válido é a Guia de Regularização de Débitos (GRD), que pode ser impressa exclusivamente no portal do IPVA da Sefaz-RJ ou no site do banco Bradesco.
"Não faça pagamentos por Pix. A Fazenda reuniu as denúncias enviadas por contribuintes e encaminhou para uma investigação policial. A orientação é que quem foi vítima de algum golpe envolvendo o imposto procure a Polícia Civil", disse a pasta em nota.
Mais de 3,3 milhões de pagamentos
A atenção no momento da emissão da GRD é importante porque, mesmo com o prazo de pagamento do tributo de 2023 já encerrado, ainda é possível ficar em dia com o IPVA.
A quitação pode ser feita em três cotas, com acréscimo de multa de 0,33% ao dia, limitada a 20%, mais juros. Mais de 3,3 milhões de veículos já estão com o imposto pago total ou parcialmente.
Quem tiver dúvidas pode procurar a Auditoria Especializada de IPVA pelos telefones (21) 2334-4925, (21) 2334-4926, (21) 2334-4927, (21) 2334-4928 e (21) 2334-4500, ou pelo e-mail [email protected].
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!