Controle

Animais castrados receberão microchip em Niterói; entenda

Os microchips terão todas as informações do animal e do dono

Os bichinhos receberão uma medalhinha com um QRcode para colocar na coleira, que também terá as informações do pet caso se perca de seu tutor.
Os bichinhos receberão uma medalhinha com um QRcode para colocar na coleira, que também terá as informações do pet caso se perca de seu tutor. |  Foto: Arquivo / Lucas Benevides
 

No mês em que o Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD) da Prefeitura de Niterói completa 5 anos, o município comemora a marca de mais de 13 mil cirurgias de castração realizadas desde o início de suas atividades. A esterilização de cães e gatos é uma das principais iniciativas na política pública de proteção animal, ao lado de campanhas de incentivo à adoção e a educação animalista nas escolas. A partir de agosto, o Centro de Controle vai avançar com a implantação de microchips em todos os pets que forem castrados no CCPAD ou na unidade móvel de castração – castramóvel.

Até 2020, as cirurgias eram realizadas apenas na unidade física, localizada no Fonseca. Com a entrada em funcionamento do castramóvel, que oferece o serviço nos bairros de Niterói, o número de animais castrados praticamente triplicou. O avanço também se deve à implantação do aplicativo Niterói Animal, ferramenta que facilitou o agendamento das esterilizações e que atualmente tem quase 12 mil usuários cadastrados.

Nos microchips que serão implantados nos pets durante a castração estarão armazenados os dados do animal e dos tutores. Os bichinhos receberão ainda uma medalhinha com um QRcode para colocar na coleira, que também terá as informações do pet caso se perca de seu tutor.

"Tanto o microchip quanto a medalhinha são ferramentas fundamentais no combate ao abandono animal. São avanços importantes na política municipal de proteção animal e colocam Niterói como destaque nacional nesta área. A castração é uma ação muito importante, que juntamente com a identificação de animais é uma política pública completa no controle populacional e de abandono de animais", explica Marcelo Pereira, coordenador da Coordenadoria Especial de Defesa Animal (CEDA), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

O investimento em campanhas para adoção de animais é outro instrumento no combate ao avanço de animais abandonados nas ruas. No primeiro semestre deste ano, 56 animais foram adotados nas quatro grandes feiras realizadas na cidade. Adoções também foram realizadas através do aplicativo Niterói Animal, que possui uma área na qual são divulgadas fotos e informações sobre cães e gatos disponíveis para adoção resgatados por protetores. Esse espaço vai passar por uma reforma e, em breve, será ainda mais dinâmico para ajudar a ampliar o número de animais a encontrarem um novo lar.

Outra novidade é que o aplicativo também irá auxiliar tutores a encontrarem animais desaparecidos, com a implantação do projeto "Me ajuda a voltar para casa!". Uma nova área será disponibilizada para divulgar informações sobre cães e gatos perdidos. Será uma ferramenta de georreferenciamento com os dados de animais perdidos e encontrados que vai auxiliar muito os donos de animais.

A CEDA realiza, ainda, o projeto Adotar Niterói, que passa a promover, uma vez por mês, uma grande feira de adoção de animais domésticos, com palestras, espaço kids, barraquinhas e shows.

Legado para a cidade - O Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD) foi inaugurado em julho de 2017 como o primeiro órgão público de Niterói com o papel de orquestrar todas as ações desenvolvidas tanto pelo governo quanto pelas entidades e protetores independentes que se dedicam à causa animal.

O espaço funciona no Fonseca, na Travessa Luiz de Matos, 105, em uma área total de 1,2 mil metros quadrados e conta com uma moderna estrutura para castração de animais, com dois modernos centros cirúrgicos, um consultório, áreas pré-cirúrgica e pós-cirúrgica. O local tem capacidade para realizar até 50 esterilizações por dia, contando com uma equipe técnica de veterinários, anestesistas, estagiários e médicos veterinários residentes da Universidade Federal Fluminense (UFF).

"O Centro de Controle Populacional é o maior legado que nossa cidade já teve para o controle da fauna doméstica urbana. Temos muito orgulho do trabalho que é realizado no CCPAD, desde sua inauguração, e estamos avançando cada vez mais na proteção animal que é uma política pública prioritária em nosso município", afirma o secretário de Meio Ambiente, Rafael Robertson.

< Atleta de Maricá leva bronze na Copa do Mundo de tiro com arco Chay encaminha saída do Botafogo e vai voltar à Série B <