Tecnologia

Aparelho que eleva chance de cura em câncer de pele chega a Niterói

Técnica tem índice de 100% de recuperação dependendo do tumor

Aparelho que aumenta chance de cura em câncer de pele chega no HUAP
Aparelho que aumenta chance de cura em câncer de pele chega no HUAP |  Foto: Divulgação/HUAP
  

O Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) recebeu o aparelho usado na Cirurgia de Mohs, técnica para tratamento de câncer de pele. O HUAP se torna o primeiro da rede SUS no estado do Rio a ter o aparelho, que foi doado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Para tumores com baixa capacidade de disseminação via linfática ou sanguínea, o índice de cura virtual é de 100%
  

"O desafio da técnica é transformar uma estrutura tridimensional, que é o tumor, em uma bidimensional, que permite examiná-la ao microscópio. O processo começa na retirada do tumor. Uma vez transformado em uma estrutura bidimensional e ela estando mapeada, é possível identificar com precisão se houve a persistência de tumor. Se sim, volta no lugar exato e remove totalmente. Isso tudo é feito em tempo real. Não é como na técnica tradicional que, às vezes, demanda dias até ter o retorno", explica o Coordenador da Dermatologia do HUAP-UFF, professor Flavio Luz.

O aparelho pode ser usado em todos os tipos de cânceres de pele, mas a principal indicação, segundo Flavio, é para o carcinoma basocelular, que corresponde a 70% dos cânceres de pele. “Considerando que o câncer de pele representa 30% de todos os tipos, estamos falando de aproximadamente ¼ das malignidades”, complementa.

A primeira cirurgia com o aparelho no HUAP está marcada para o próximo dia 27 de julho. O dermatologista reitera a importância da Cirurgia Micrográfica de Mohs para a rede SUS:

"Quando a gente consegue virtualmente 100% de cura, evitamos não apenas os custos de novas cirurgias e tratamentos, como as complicações que decorrem disso. Então, o impacto é relevante, pois desocupa o sistema de saúde e com poucas mudanças nos custos para a realização desses procedimentos. Em casos que, às vezes, seriam necessárias várias cirurgias, passa a ser necessária apenas uma resolutiva. E isso, obviamente, também tem um impacto individual na vida do paciente".

Flavio finaliza pontuando que a contrapartida da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica para que o aparelho fosse enviado ao HUAP era de que o hospital oferecesse a formação de novos especialistas: “estamos iniciando esse trabalho de formação em Cirurgia Micrográfica para, dessa forma, termos novos médicos especialistas que sejam capazes de realizar esta técnica”.

< Baleados, presos e fuzis apreendidos em operação no Rio Janela de transferências do futebol brasileiro abre nesta segunda <