Praticidade

Aplicativo Taxi.Rio passa a funcionar em Niterói

Passageiros conseguem desconto de até 40% no app

Sem qualquer cobrança de taxa de serviço para os taxistas, a ferramenta funciona como uma importante alavanca para a categoria frente à concorrência de aplicativos de transporte
Sem qualquer cobrança de taxa de serviço para os taxistas, a ferramenta funciona como uma importante alavanca para a categoria frente à concorrência de aplicativos de transporte |  Foto: Douglas Macedo / Ascom Niterói
 

O aplicativo Taxi.Rio Cidades agora funciona em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática do Rio (IPLANRIO), o app pode ser baixado no celular dos usuários e permite que o passageiro solicite um táxi com até 40% de desconto na corrida.

O Taxi.Rio Cidades tem 1,2 milhão de passageiros cadastrados e realiza uma média de 1 milhão de corridas por mês apenas na capital.

Sem qualquer cobrança de taxa de serviço para os taxistas, a ferramenta funciona como uma importante alavanca para a categoria frente à concorrência de aplicativos de transporte, que impõem um custo de cerca de 40% do valor das corridas aos motoristas.

Celso Wermelinger, presidente do Sindicato de Taxistas de Niterói, salientou a importância da divulgação para que a ferramenta seja rapidamente implantada. Ele espera a adesão de cerca de 1 mil taxistas, neste primeiro momento.

“Num primeiro momento esperamos a adesão de cerca de mil taxistas porque há a necessidade de fazer a validação do cadastro e, entendemos, que existem pessoas com um pouco mais idade que terão um pouco mais de dificuldade. Mas, vamos orientar a todos que precisarem e divulgar o mais rapidamente possível, para que toda a categoria possa fazer uso desse aplicativo no menor tempo possível”, disse.  

A Prefeitura do Rio assinou nesta quinta-feira (19) o termo de cooperação junto ao município. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira; do deputado federal, Pedro Paulo Carvalho, ex-secretário de Fazenda e Planejamento do Rio; e do presidente da Iplan, Cláudio Fonseca. O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou remotamente.

Nos últimos três anos, o fluxo de passageiros no aplicativo municipal aumentou substancialmente. A quantidade de usuários transportados em 2019 (2 milhões), período pré-pandemia, subiu 26% na comparação com 2021 (2,6 milhões). Dados mais recentes confirmam essa tendência de aumento.

Nos três primeiros meses de 2022, a quantidade de passageiros transportados (751 mil) teve aumento de 27% frente ao mesmo período do ano passado (589 mil).

"Com o aplicativo nós vamos conseguir fazer com que o uso do táxi seja mais competitivo em relação a essas plataformas, que contribuem pouco para a cidade. Tenho certeza que com o Taxi.Rio Cidades a gente vai ter uma condição muito melhor de trabalho para os taxistas de Niterói", afirmou Axel Grael.

O vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, acredita que a assinatura do convênio com o aplicativo vai facilitar muito a vida do usuário de taxi da cidade.

“O Taxi.Rio Cidades é bom para o usuário, é bom para o taxista e é muito bom para Niterói.  O taxista é um profissional que já está totalmente regularizado no município. Não é um estranho. É um grande parceiro do poder público. E temos agora que divulgar esse aplicativo, que será um grande avanço para essa categoria de trabalhadores de Niterói"

Sob o comando de Pedro Paulo entre janeiro de 2021 e março de 2022, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio, por meio da Iplan, iniciou o processo de ampliação do aplicativo Taxi.Rio para outras cidades. Além de Niterói, outros sete municípios importaram a plataforma.

Para Cláudio Fonseca, presidente da Iplan, as melhorias deram mais agilidade ao sistema. Entre as mudanças estão a inserção do pagamento ao motorista com PIX e maior precisão do mapa. Após essas melhorias, a Iplan observou que houve aumento gradativo da procura pelo aplicativo.

Dados do 1º trimestre de 2022 mostram que o número de corridas realizadas subiu 89% em relação ao mesmo período de 2019 (2,46 milhões vs. 1,3 milhão). Em paralelo, o tempo de aceitação das corridas caiu 38% e o tempo de embarque, 17%.

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