Doença

Primeiro brasileiro é diagnosticado com varíola de macacos

Jovem de 26 anos e está na Alemanha

Primeiro brasileiro é diagnosticado com varíola de macacos
Primeiro brasileiro é diagnosticado com varíola de macacos |  Foto: Wikipedia
 

A Alemanha registrou seu primeiro caso da varíola dos macacos, doença que avançou pela América do Norte e Europa e tem preocupado autoridades mundiais de saúde. O contaminado é um brasileiro, de 26 anos, que chegou de viagem de Portugal, e teria passado pela Espanha.

Casos recentes confirmados ou suspeitos de estão sendo monitorados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que deve realizar uma reunião de emergência nos próximos dias para discutir o aumento dos registros da doença.

Já foram confirmados casos no Reino Unido, Espanha, Portugal, Itália, Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Já foram confirmados casos no Reino Unido, Espanha, Portugal, Itália, Estados Unidos, Canadá e Austrália
  

O que é a varíola dos macacos? 

A varíola dos macacos é um vírus da família ortopoxvírus. O vírus é comum entre os animais, mas eventualmente pode ser transmitida para humanos. A transmissão entre humanos é mais rara, porque precisa ser por contato de lesões, fluídos corporais, entre outros. 

Quais os sintomas?

De acordo com a OMS, o período de incubação do vírus é de 6 a 13 dias, podendo variar entre 5 e 21 dias. A doença costuma passar sozinha após este período. Os sintomas costumam aparecer após dez ou 14 dias. Além das erupções cutâneas, a varíola dos macacos causa dores na cabeça, costas e muscular, febre, calafrios, cansaço e inchaço dos gânglios linfáticos.

< Aplicativo Taxi.Rio passa a funcionar em Niterói Frentista que agrediu assediador é convidada para lutar em evento <