Cidades
Após consulta, moradores aprovam nome de Paulo Gustavo em rua de Niterói
Os moradores de Niterói aprovaram com louvor a substituição do nome da rua Coronel Moreira César, em Icaraí, na Zona Sul da cidade, para rua Ator Paulo Gustavo. O resultado foi divulgado neste sábado (8) pela Prefeitura de Niterói. Uma consulta pública foi proposta para que a mudança ocorresse.
O ator, nascido e criado na cidade sorriso, deixou o País mais triste depois de sua morte, aos 42 anos, na última terça-feira (4). Apaixonado por Niterói, Paulo levou o nome da cidade para o mundo, através de seus filmes e personagens que tiveram o município como pano de fundo.
Agora, o prefeito de Niterói, Axel Grael, vai enviar nos próximos dias uma Mensagem Executiva para a Câmara de Vereadores solicitando a alteração no nome da rua. Mais de 34 mil pessoas participaram da consulta, feita através da plataforma Colab, entre os dias 5 e 8 de abril.
A vereadora e autora do projeto de Lei para a mudança, Walkiria Nictheroy (PcdoB), comemorou o resultado através das redes sociais.
"Nosso mandato protocolou uma indicação legislativa de mudança de nome da Rua Coronel Moreira César para Rua Ator Paulo Gustavo. Moreira César ficou marcado na história do nosso país por ter sido executor de Antônio Conselheiro na Guerra de Canudos. Já Paulo Gustavo foi um artista Niteroiense que sempre homenageou nossa cidade em suas produções, que mobilizou o Brasil inteiro para ver o filme com maior bilheteria do cinema brasileiro", postou a vereadora.
De acordo com a prefeitura, ,essa foi a maior consulta pública realizada através do Colab no País e o maior processo participativo da cidade. Como exemplo, o plebiscito sobre o armamento da Guarda Municipal, em 2017, contou com a participação de cerca de 19 mil niteroienses.
As mulheres responderam por cerca de 70% dos votos. O bairro de Icaraí, onde fica a Rua Moreira César, marcou presença na votação, com quase 11 mil votos. A faixa etária mais participativa foi a de 20 a 29 anos (34%), seguida da turma de 30 a 39 anos (24%) e maiores de 50 anos (17%).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!